Joia Rara: uma trilha para Chico.


Ultimamente os CDs das novelas das seis são lançados e mal são divulgados pela Rede Globo. Motivo? Não sabemos! Mas sabemos que eles acabam encalhados nas lojas por falta de divulgação. Eu, por exemplo, nunca vi uma propaganda do CD de Joia Rara, e acreditem, já foi lançado. Para apreciadores de Chico Buarque, o disco é um primor, pois traz inúmeras canções do mestre, na voz de outros astros da MPB. Confira as canções que são de autoria de Chico e que compõe a trilha: 

"Folhetim", na voz de Gal Costa é o tema de Lola (Letícia Spiller), a moça que sofreu de um amor não correspondido pelo vilão Manfred (Carmo Dalla Vecchia). Antes mesmo de Chico entregar a canção que compôs para a Ópera do Malandro, ele já havia pensado em entregar para ser gravada por Gal Costa, e assim foi. A história da prostituta que se oferece em troca de "uma coisa à toa", se tornou um dos clássicos de Chico e de Gal e compõe bem a trajetória de Lola na atual trama das seis.

"Acalanto para Helena" é outra composição de Chico, que ganhou a voz suave e doce de Ana Cañas. A canção é tema da menina Pérola (Mel Maia), filha dos protagonistas da saga, e apresenta uma das letras mais sucintas da música brasileira. Confira a letra e a música:

Dorme (mi)nha pequena. Não vale a pena despertar. Eu vou sair por aí afora. Atrás da aurora mais serena



A canção que embala as locações do cortiço fica por conta de "Flor da Idade", na voz de Filipe Catto. O cantor e compositor é um dos novos queridinhos da música brasileira e gravou a versão de Chico que narra as peripécias e amores em maio a um alvoroço de uma vila. Na parte final da canção, Chico fez alusão ao poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade. Mais do que isso, o compositor conseguiu passar pela censura e estampar na ciranda de amores, uma relação entre duas mulheres, e mais chocante ainda para as autoridades, a mesma relação entre dois homens. 

[...] Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava [...]



Na voz do próprio Chico - a minha favorita - está a canção "Valsinha", tema de Hilda (Luiza Valdetaro) e Toni (Thiago Lacerda). A canção fez parte do disco Construção, um dos mais relevantes da carreira de Chico Buarque, talvez por ter sido lançado em um dos piores períodos ditatoriais brasileiro. A música descreve uma certa mutação no modo de agir de uma figura masculina, trazendo à tona todo seu afeto por aquela mulher com ele se relacionava há tempos, mas que pouco demonstrava. Em síntese, descreve o personagem Toni, que saía de uma vida melancólica pela dor da perda de sua esposa em busca da felicidade ao lado de Hilda. 



Para encerrar as composições de Chico, presentes na trilha de Joia Rara, a canção "Beatriz", cantada por Zizi Possi. A música foi composta para ser gravada por Milton Nascimento, que inclusive alega: " 'Beatriz' é minha". Na trama de Thelma Guedes e Duca Rachid, a música é tema de Aurora (Mariana Ximenes), e parece descrever a personagem perfeitamente, ao contar a história de uma moça misteriosa, de uma moça que pode ser tudo e ser nada, de uma moça que pode se esconder atrás da própria maquiagem criando uma felicidade inexistente. 



Muito além de Chico, e já falando de Milton, um dos destaques da trilha é a canção "Nascente", que conta com a participação de Flávio Venturini. Tema de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin), a música parece ter sido construída para o casal. Mostra um amor em seu maior ardor carnal, mas ao mesmo tempo algo pleno e sublime, puro em seu jeito de ser. O tom melancólico e épico da canção também compôs bem o lado mais dramático do casal. 



Trazendo um canção tão típica da música popular brasileira dos anos 70, "A menina dança" dos Novos Baianos é outro momento ímpar da trilha. Tema da personagem Pérola, a canção, segundo Baby do Brasil, descreve o surgimento de um jeito peculiar de se fazer música.

Quando eu cheguei tudo, tudo. tudo estava virado [...] Só entro no jogo porque [...] Depois de esgotar o tempo regulamentar

Nesse trecho, Baby diz que se referia ao momento em que Gal e Elis estavam no auge, ela surgiu com jeito particular de fazer música.



Confira aqui a capa original e todas as faixas que compõem o disco:

  1. Joia Rara - Gilberto Gil (Tema de abertura)
  2. Nascente - Milton Nascimento (participação de Flávio Venturini) (Tema de Franz e Amélia)
  3. A Menina Dança - Novos Baianos (Tema de Pérola)
  4. Folhetim - Gal Costa (Tema de Lola)
  5. Acalanto para Helena - Ana Cañas (Tema de Pérola) 
  6. Eu Não Existo Sem Você - Maria Bethânia (Tema de Mundo e Iolanda)
  7. Flor da Idade - Filipe Catto (Tema de locação: Cortiço)
  8. Valsinha - Chico Buarque (Tema de Hilda e Toni)
  9. Ai, Se Eles Me Pegam Agora - As Frenéticas (Tema de locação: Cabaré)
  10. Eu Amo Você - Tim Maia (Tema de Mundo e Iolanda)
  11. Não Tem Solução - Dick Farney (Tema de Sílvia)
  12. Aprendendo a Jogar - Elis Regina
  13. Gayana - Caetano Veloso (Tema de Sonan e Matilde)
  14. Beatriz - Zizi Possi (Tema de Aurora)
Fonte: Teledramaturgia, Rede Globo, Site do Chico Buarque, Wikipedia