Mini-Flashback: Tieta


Estreia do 'mini-flashback', onde lembraremos grandes sucessos da teledramaturgia, a sessão vai ao ar toda quarta, e é eleita a novela através de enquete na página inicial do blog. Ganhando disparada está a novela Tieta, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, livremente inspirada no romance de Jorge Amado. Confira a abertura dessa grande sucesso e vamos recordar esses personagens inesquecíveis. 



Na fictícia cidade de Santana do Agreste, é onde vive nossa protagonista, Tieta (Cláudia Ohana). A moça leva uma vida a frente de seu tempo, com isso é mal vista pelas pessoas da cidade. Toda a história começa, quando a moça é escorraçada de Santana do Agreste.





E o responsável por isso é seu próprio pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos), influenciado pelo comportamento liberal da jovem e pelas intrigas da outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). 


Vinte e cinco anos se passam, e Tieta (Betty Faria) volta à cidade com o propósito de se vingar de todos que lhe fizeram mal. Bem no dia de sua chegada triunfal e icônica na teledramaturgia, está sendo rezada uma missa em sua memória, pois achavam que a ex-filha daquela terra havia morrido.




Tieta invade a Igreja, chamando a atenção de todos e desfazendo o mal-entendido. Com seu retorno, Tieta acaba mudando a vida de todos os moradores da pequena Santana do Agreste. Ela volta pra cidade na companhia da Leonora (Lídia Brondi), que todos acreditam ser sua filha com o falecido marido Comendador Felipe Cantarelli. 


Todos aqueles que sentiram repulsa por Tieta na juventude, passam a bajulá-la por conta de sua fortuna e exuberância. Para desgosto da família, a mulher começa a se envolver com seu sobrinho, o seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes). 


Ele é filho da degenerada Perpétua (Joana Fomm), que se tornou uma mulher amarga e ressentida. Ela esconde algo misterioso em uma caixa, desde a morte de seu marido. Só no final da trama é revelado o que tem dentro da caixa: o órgão genital do falecido marido. 


Além de Ricardo, Perpétua teve o outro filho Cupertino, o Peto (Danton Melo). Diferente do outro irmão, ele leva uma vida comum. O rapaz vive dando em cima das moças da cidade, apesar de ser virgem. Ele faz de tudo para flagrar as mulheres nuas. Diferente do irmão Ricardo, que é um moço romântico, tímido, que queria levar uma vida comum, mas foi entrega à vida religiosa por uma promessa de sua mãe. 


Outro grande problema na trama é a implantação de uma fábrica de dióxido de titânio na cidade, que causará um forte impacto ambiental na região. A cidade, que estava parada no tempo, tem seu progresso com a chegada de Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), que a semelhança de Tieta, se muda da cidade jovem e volta para lá depois de um tempo, com o objetivo de trazer progresso a Santana do Agreste. Ele se torna secretário da Prefeitura e com a ajuda de Tieta, os dois promovem uma grande modernização da cidade. Ele acaba se envolvendo com Leonora, pupila de Tieta. 


Além da própria Tieta, a trama trouxe grandes personagens femininas, como Tonha (Yoná Magalhães), a segunda esposa de Zé Esteves. Ela sofre com a rigidez do marido e por conta de ter quase a mesma idade da enteada Tieta, elas se tornam grande amigas. Com muito sacrifício, ao logo da trama ela consegue se libertar da perversidade do marido. 


Ela teve com Zé Esteves, a filha Elisa (Tássia Camargo), moça que vive sonhando com os artistas de TV, em especial com Tarcísio Meira. Ela chega a preparar um enxoval para o possível encontro com seu ídolo. Ela se casa com Tomóteo (Paulo Betti), que tinha um fama de bom amante durante a solteirice, mas com a mulher faz apenas o trivial, aguçando a libido da esposa. Junto com Ascânio é um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, único vínculo que tem com seu passado boêmio.


Outra mulher com quem Tieta pode contar é sua amiga de colégio, Carmosina (Arlete Salles). A mulher trabalha nos correios da cidade e faz questão de abrir as cartas para saber do conteúdo antes de entregá-las, sem que ninguém saiba. Sua mãe, Dona Milu (Míriam Pires) foi outro personagem que marcou a história com seu bordão: Mistério! A mulher é dona da pensão da cidade, que abriga viajantes e jovens solteiros da cidade, para pousos eventuais. 


A cidade vive à mercê do coronelismo, onde o Coronel Modesto Pires (Armando Bógus), o homem mais rico de Santana do Agreste. Ele está a favor da fábrica de dióxido, pois pretende tirar proveito de seus recursos, não se importando com o impacto que causará na cidade.Ele é casado com Dona Aída (Bete Mendes), uma mulher caridosa, modelo de virtude e que vive apagada diante da vida munda e desonesta do marido. Ela sabe de seu relacionamento extraconjugal, mas prefere se abster de tal assunto.


O Coronel tem uma amante, a "teúda e manteúda" Carol (Luiza Thomé). Todas as mulheres de família da cidade mantém distância da moça, e Perpétua faz questão de causar o desconforto para ela, na presença de Dona Aída, sempre incentivando a esposa do Coronel a fazer algo a respeito da existência da moça 'mundana'. 


Outro homem que se aproveita de sua situação para manter as moças embaixo de suas asas é o prefeito Artur de Tapitanga (Ary Fontoura). Vive em sua fazenda cercado de moças que ele alfabetiza em troca de favores sexuais. 


Uma das 'rolinhas' do prefeito é Maria Imaculada (Luciana Braga), que não aceitando a vida ao lado do velhote, por ter sido vendida pelos próprios pais, ela vai viver na Casa da Luz Vermelha, prostíbulo da cidade. Mas acaba não se dando bem nesse ramo também, e ao logo da história acaba se envolvendo com Ricardo, o sobrinho de Tieta. 


Alguns personagens entraram para a história da teledramaturgia por suas características peculiares. Um deles foi Osnar (José Mayer), um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. O rapaz levou a fama de bem dotado dentre os habitantes de Santana do Agreste, gerando uma enorme fila de mulheres para conhecer seu 'dote'. Ele é ex-amante da fogosa Tieta, protagonista da história. 


No final da trama, ele termina a novela com Carol, a amante do Coronel Modesto. Confira ele de sunga e dê sua opinião:


Outra grande personagem dessas história era a misteriosa Mulher de Branco. Era considerada uma assombração que atacava os homens da cidade. Só no final da trama foi revelada a identidade da personagem, Laura (Cláudia Alencar), exteriormente a "mais sensata das criaturas".


Ela é casada com o Comandante Dário (Flávio Galvão), um dos maiores desafetos de Ascânio, homem atlético, atraente e um dos mais cobiçados da cidade, apesar de casado com Laura. 


E pra finalizar os Cavaleiros do Apocalipse, grupo de amigos que se reúnem sempre em prol do futuro da cidade, está Amintas (Roberto Bonfim), dono de uma casa de materiais de construção. Os quatro amigos se encontram sempre no bar do seu Chalita (Renato Consorte). 


Os Cavaleiros do Apocalipse

Seu Chalita vive cortejando a Dona Amorzinho (Lília Cabral), uma das mulheres que circulam na órbita de Perpétua. Porém, esta acaba influenciando Amorzinho a não dar chance para seu Chalita, impedindo com isso o relacionamento dos dois.Outra que vive em função da beata mor é Cinira (Rosane Gofman), a mais jovem das solteironas da cidade. Ela sempre tem uns ataques, por conta de sua repressão, e só se acalma quando sacudida por Osnar, que sabe bem do que a moça realmente precisa. 


E por trás de tudo isso, está o mendigo Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira). Homem atrevido, sujo e desbocado, não tem papas na língua e fala a verdade para todos da cidade, sabendo que ninguém nunca fará nada contra ele. Como visto no vídeo mais acima, é o primeiro a ver Tieta depois de seu retorno. 


Curiosidade: Betty Faria foi uma das responsáveis pela compra dos direitos autorais do livro de Jorge Amado, juntamente com Roberto Talma, diretor da trama. A princípio, seria apenas uma minissérie da emissora carioca, mas a Globo decidiu criar uma novela. Como Betty estava em O Salvador da Pátria, novela que antecedeu Tieta, sua personagem só entra na trama por volta do capítulo vinte. Primeira trama a abordar a pedofilia, através do personagem do prefeito que mantinha suas rolinhas, menores de idade. Muitos personagens foram criados para dar conta dos quase 200 capítulos, segundo Aguinaldo Silva, a gama de personagens do livro renderia somente uma minissérie de no máximo 30 capítulos. A história começou a ser rodada somente quarenta dias antes da estreia, porque quem substituiria O Salvador da Pátria seria a novela Barriga de Aluguel, já em produção, só que Boni, então vice-presidente da TV Globo, decidiu colocar a novela de Glória Perez no horário das seis e substituí-la por Tieta. O chapéu usado por José Mayer na trama foi presente de um dos moradores da cidade de Mangue Seco (BA), cidade que serviu de locação para a novela; o acessório virou marca registrada do personagem. A novela está como uma das mais cotadas para ganhar remake no horário das onze, em 2014. O nome mais cogitado para viver a personagem principal é o de Débora Bloch, mas a emissora enfrenta problemas, porque o autor teria de ser Aguinaldo Silva, que prefere escrever uma trama original a algo já feito.

Trilha Sonora: Seguindo o ritmo das novelas regionais, a Som Livre lançou dois discos nacionais, com grandes sucessos.

  1. Meia Lua Inteira - Caetano Veloso (tema de locação)
  2. Tudo o Que se Quer (All I Ask of You) - Emílio Santiago e Verônica Sabino (tema de Ascânio e Leonora)
  3. No Rancho Fundo - Chitãozinho & Xororó (tema de Osnar)
  4. Paixão Antiga - Tim Maia (tema de Helena)
  5. Paixão de Beata (Neném de Mulher) - Pinto do Acordeon (tema de Amorzinho e Cinira)
  6. Tieta - Luiz Caldas (tema de abertura)
  7. Segredos da Noite - Instrumental (tema da Mulher de Branco)
  8. Coração do Agreste - Fafá de Belém (tema de Tieta)
  9. Eu e Você - José Augusto & Roupa Nova (tema de Elisa)
  10. Cadê o Meu Amor - Quinteto Violado (tema de Carmosina)
  11. Amor Escondido - Fagner (tema de Carol)
  12. Por Você, com Você - Guilherme Arantes
  13. Tenha Calma - Maria Bethânia (tema de Tieta e Ricardo)
  14. Imaculada - Instrumental (tema de Imaculada)


  1. Imaculada - Elba Ramalho (tema de Imaculada)
  2. Uma Nova Mulher - Simone (tema de Tonha)
  3. Dancei - Martinho da Vila (tema de Modesto Pires)
  4. Alguém me Disse - Gal Costa (tema de Elisa)
  5. A Lua e o Mar - Moraes Moreira e Pepeu Gomes (tema de locação)
  6. Água na Boca - 3 do Nordeste (tema de Artur da Tapitanga)
  7. Urbana - Ary Sperling (tema de Arturzinho)
  8. Luar do Sertão - Roberta Miranda 
  9. Indo e Vindo (One for the Road) - Paulo Ricardo (tema de Laura)
  10. Vem Morena - Nana Caymmi (tema de Rosalvo)
  11. Doida Para te Amar - Nando Cordel com participação especial de Amelinha (tema de Carol)
  12. Sinceridade (Sinceridad) - João Bosco (tema de Silvana)
  13. Toucan's Dance - Sérgio Mendes
  14. O Comandante (Star Spangled Banner)/O Bêbado - Banda de Santana do Agreste (tema de Bafo de Bode)