Replay: Paraíso Tropical


Todos querem conhecer o paraíso tropical, você é nosso convidado...

Assim era anunciada a novela de número 69 (juro que foi coincidência, rs) do horário mais cobiçado da TV brasileira. Mais uma obra criada pela parceria entre Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a novela foi ao ar de março a setembro de 2007 e tinha o bairro de Copacabana (RJ) como principal personagem da trama. Vamos relembrar esse sucesso que teve direção geral de Dennis Carvalho e José Luiz Villamarim.

Encontros e desencontros

Fonte das imagens: Memória Globo

Paula (Alessadra Negrini), a mocinha sonsa da história mora em Marapuã (BA) e trabalha como gerente de uma pousada em uma cidade vizinha. Ela é filha de Amélia (Nossa Diva Susana Vieira), dona de um famoso prostíbulo em Marapuã, cidade para qual Daniel (Fábio Assunção) viaja para tratar de negócios da empresa em que trabalha, o poderoso Grupo Cavalcanti. O primeiro empecilho do jovem rapaz na trama é justamente a "casa noturna de lazer" da mãe de Paula, que pode atrapalhar os seus negócios. Daniel tenta convencê-la a fechar o recinto, mas relutante, ela discute com o rapaz, e assim que ele deixa o local, Amélia acaba passando mal e indo para o hospital. Enquanto isso, Daniel vai praticar windsurf para relaxar (mesmo sabendo que estava vindo uma tempestade, porque mocinho é assim, acha que tem super poderes) e acaba sofrendo um acidente. Paula que estava passando pelo local com uma lancha o resgata e o leva para uma ilha deserta na esperança da tempestade passar. Ela não passa, mas eles não perdem tempo e acabam tendo um caso, e até fazendo juras de amor eterno (temos dois piscianos aqui, só pode). Daniel até comenta com Paula sobre o "probleminha" que ele está enfretando, mas Paula se faz de sonsa  e finge que nem conhece Amélia, para não decepcionar o rapaz. Depois que eles voltam para a realidade cidade, Paula descobre que sua mãe está no hospital e vai vê-la; ao chegar lá Amélia lhe revela o segredo que Paula não é sua filha biológica. Mas dá pistas para a moça que ela tem um avô (ótima informação, hein Susu?!). Paula resolve bisbilhotar as coisas de Amélia e encontra pistas do tal avô no Rio de Janeiro.

Na teia de Olavo e Bebel

Olavinho é tipo a gente atendendo o interfone e Bebel é tipo a gente no primeiro date com o boy gato

Enquanto isso, Olavo (Wagner Moura) planeja de tudo quanto é maneira passar a perna em Daniel. O moço fica sabendo do prostíbulo na cidade de Marapuã e resolve ter uma ideia ardilosa, envolvendo prostitutas e menores de idade. Ele planeja uma festa no quarto ao lado de Daniel e com ajuda de Jáder (Chico Diaz), eles conseguem infiltrar Telma (Isis Valverde) no quarto do mocinho com o intuito de acusarem-no de pedofilia (sim, Isis fez papel de menor de idade). Quando Daniel retorna ao hotel, ele se depara com a polícia. Por sorte, ele pode contar com Paula como seu álibi.
Outra peça chave é Bebel (Camila Pitanga), prostituta do casa de Amélia, que ajuda Jader e Olavo no golpe. A moça vai até o aeroporto no mesmo dia da viagem de Paula e Daniel para o RJ. Ela chega lá com a lorota história que vai para Manaus trabalhar de recepcionista em um hotel, porém, do nada, a prostituta tem um rompante de que quer ver sua família em MG e resolve deixar Paula ir em seu lugar para Manaus (que pessoa boa né, gente?! tô até emocionado). Paula recebe então um telefonema de Daniel que a faz querer aceitar a proposta da "amiga". Olavo grampeou as ligações de Daniel e editou formulando uma frase na qual ele ofende Paula por ser filha de Amélia. Paula quando ouve fica arrasada e embarca para Manaus.

A gêmea má

Daniel então volta para o Rio sem notícias de Paula...


Certo dia, enquanto anda pela rua, ele observa uma moça idêntica à Paula, e resolve abordá-la, mas ela o trata de maneira ríspida e ele fica novamente sem entender nada. Apenas deduz que pode ser outra pessoa, talvez uma irmã gêmea de Paula. E realmente é... a maquiavélica Taís. A jovem não tem onde cair morta, mas não desce do salto (Taís nos representa). Ela namora Cássio (Marcello Antony) e vive com o avô Isidoro (Othon Bastos) e seu "tio" mala Zé Luis (Vitor Novello). Taís ganha a vida revendendo produtos Jequiti joias feitas pelo ourives Evaldo (Flávio Bauraqui), mas na verdade a moça é trambiqueira mesmo. Ela passa uma quantia bem menor para Evaldo de tudo que é vendido, além disso mente para os clientes que ela é representando de um designer italiano (ai, to rindo hahaha).

Mostra tua cara

Depois de um tempo, Daniel encontra a verdadeira Paula e eles descobrem que foram vítimas de um plano de Olavo. O mocinho alega isso, pois desconfia que Olavo nunca o suportou, porque Daniel teve tudo e era o pupilo de Antenor Cavalcanti (Tony Ramos), sendo esse o maior sonho de Olavo. Diante de toda verdade, Daniel e Olavo começam a travar brigas para mostrar quem é o melhor executivo do grupo.


Já Paula continua caindo nas histórias de todo mundo e acredita que Taís é uma pessoa boa. Até que um dia Taís tem mais um plano mirabolante em que Paula será a grande vítima. A vilã é acusada do assassinato do ourives Evaldo, para sair ilesa de tal acusação ela tem a ideia de matar a gêmea boa e assumir seu lugar. O plano seria perfeito, não fosse pelo surgimento de Olavo salvando Paula do acidente do barco. O vilão usa de tal feito para chantagear Taís, enquanto isso ele mantém a mocinha dopada em uma clínica longe dos olhos de todos. Olavo pede a Taís que ela consiga uma assinatura de Daniel para ele seja acusado de corrupção na empresa. Ela consegue a assinatura e Olavo consegue atingir seu objetivo com o apoio de Lutero (Edwin Luisi), seu ex sogro do passado. Para que seu plano seja perfeito, Olavo ainda se envolve com sua ex, a filha de Lutero, Alice (Guilhermina Guinle), que acaba se tornando a maior inimiga de Bebel, agora amante do vilão.

"Num vou gastar minha catiguria com você não" -- melhor pessoa

As duas faces de Antenor Cavalcanti

Antes de continuarmos a história, vamos relembrar de uma peça importante na história. Antenor era um homem poderoso, dono do Grupo Cavalcanti e sempre teve em Daniel uma inspiração. Ele era casado com Ana Luisa (Renée de Vielmond), com quem teve um filho. Daniel era filho do caseiro de Antenor, mas sempre fora criado como um dos moradores da casa. Depois da morte do filho do empresário, Daniel passa a ser a inspiração para ele.

Antenor tem uma dualidade de personalidade que se percebe ao longo da trama. Apesar de um casamento sólido, ele tem uma relação extraconjugal com a advogada Fabiana (Maria Fernanda Cândido). Essa relação acaba sendo descoberta por Ana Luisa que rompe o casamento de anos. Além disso, Antenor armou um plano para afastar Paula de Daniel. Ele acreditava que a moça seria uma ameaça para seu funcionário, vendo nela uma golpista. Então ele chama Taís para ajudá-lo a separar os dois.

Ao longo da história, Antenor descobre o amor verdadeiro novamente nos braços de Lúcia (Glória Pires), que inclusive é quem o coloca as rédeas para se tornar um homem melhor.


Chantagens e mais chantagens

Voltando à trama principal, Taís se vê desesperada diante de tanta chantagem de Olavo e ainda tendo que fingir ser Paula. E tudo piora quando Paula consegue sair da clínica e surge fingindo ser Taís. A vilã se desespera e planeja fugir do país com o atual namorado, Ivan (Bruno Gagliasso). Para isso, ela precisa do dinheiro que vai encontrar nas mãos de Antenor. Como no passado o empresário lhe pediu ajuda (como citei anteriormente), ela o chantageia dizendo que se ele não lhe der o dinheiro, ela conta toda a verdade para Daniel. Antenor aceita a chantagem, mas antes de entregar-lhe o dinheiro, Taís é assassinada. E eis que surge o mistério da novela...

Quem matou Taís? ou A história de Ivan


A clássica: Você?!

Sem mais delongas, o assassino de Taís foi Olavo. Ele matou a inimiga pois ela descobriu a verdade sobre seu meio irmão, Ivan. No passado, a maravilhosa Marion (Vera Holtz) engravidou de um poderoso milionário na tentativa de dar lhe um golpe, mas acabou perdendo a criança. Sendo assim, ela resolveu adotar uma criança e eis que surge em seu caminho o filho de Antenor com uma caseira da família. Como o plano de Marion com o milionário não deu certo, Ivan foi criado como sendo filho do motorista.

Olavo tinha como meta herdar toda a fortuna de Antenor, para isso, ele mataria o irmão, a mãe e o empresário. O vilão conseguiu uma assinatura de Ivan lhe deixando tudo caso morresse, quando ele lhe deu um táxi. Ivan sem desconfiar que pudesse herdar algo mais, assinou sem nem titubear. Porém, quando Taís descobriu tudo e ia contar para Ivan, Olavo resolveu tirá-la do caminho. Ao final da novela, Olavo chega atordoado na casa da mãe, fugindo da polícia e nesse momento surge Daniel com uma arma atrás do vilão. Olavo sai do quarto com Ivan de refém e nesse momento surge Antenor, alegando ser pai de Ivan. Olavo então se desespera com os gritos e acaba soltando Ivan, que pega a arma das mãos de Daniel (que nessa altura parece casa de pobre, porque surge gente até de onde não tem possibilidade) e atira em Olavo, que também atira nele. Os dois morrem.



O casal indeciso

Fonte: Extra
Gustavo (Marco Ricca) e Dinorá (Isabela Garcia) é um casal que vive às turras, até que uma hora ele resolve sair de casa. A mulher não aceita a separação e faz de tudo para que eles possam voltar, inclusive namorar o motorista da família Cavalcanti para fazer ciúmes em Gustavo. Ele, por sua vez, parece não se importar e leva a vida feliz ao lado de Gilda (Luli Miller) com quem planeja se casar. Apesar de toda as armações de Dinorá, Gustavo está prestes a subir ao altar com Gilda quando descobre que ama realmente sua ex mulher. No final da trama eles casam em uma cerimônia religiosa, como sempre sonhou Dinorá.

A conturbada relação de Joana e Neli

Neli (Beth Goulart) é uma mulher amarga que não aceita sua condição de classe média (aceita fia, que dói menos). Seu sonho é que suas filhas se casem com homens de posse e que ela possa se tornar uma personagem de Manoel Carlos e ir morar no Leblon. Mas seu marido, Heitor (Daniel Dantas) não se esforça muito para sair de sua atual situação financeira. E as coisas entre eles piora quando ele é rebaixado de cargo e quem assume o cargo de seu chefe é o jovem Fred (Paulo Vilhena). Heitor então pede demissão e resolve seguir seu sonho de seguir na área da gastronomia. Neli surta e termina o casamento, mas além disso ela tem que lidar com sua família desmoronando, já que sua relação com a filha Joana (Fernanda Machado) não é das melhores.

A jovem moça caiu no golpe de um ex namorado, Umberto (Sérgio Marone). E tudo piora porque Neli nunca apoiou o relacionamento dos dois. Quando Umberto rouba todo o dinheiro que ele e Joana juntaram para abrir um negócio, Neli simplesmente faz aquilo que mais odiamos na vida, solta um: EU TE AVISEI! E tudo ainda fica pior ainda (sim, sempre pode piorar, miga) quando Joana descobre que seu verdadeiro pai não é Heitor, mas sim Jader (isso mesmo, o cafetão lá do começo da história).


A moça então pira, resolve virar prostituta para agredir a mãe, até que encontra o amor nos braços de Cássio, o ex namorado de Taís. Ele que sempre teve em mente que suas relações seriam passageiras viu nela uma forte ligação para seguirem uma vida juntos. Cássia teve um caso no passado com Lúcia, com quem teve um filho, Mateus (Gustavo Leão). Porém, ele pediu para que ela tirasse o filho ou caso tivesse, ele nunca assumiria a criança. Ao longo da trama os dois se aproximam e eis que surge um grande elo entre pai e filho.


O triângulo amoroso que tanto amamos

Fonte: G1
Fred conhece a filha de seu funcionário Heitor, Camila (Patrícia Werneck), por quem acaba se apaixonando. Os dois então começam uma relação que da parte da moça ainda é muito duvidosa. E tudo piora quando ela conhece Mateus, por quem se sente atraida. Camila e Mateus apenas flertam, pois a jovem se sente na obrigação de se dar bem com Fred, pois o emprego de seu pai seria ameaçado caso os dois não dessem certo. No meio da história surge Fernanda (Juliana Didone), a irmã adotiva de Fred. Ela é apaixonada pelo "irmão" e ao perceber que Camila se envolveu com Mateus no passado, ela passa a sair com o rapaz de modo que a cunhada passe a ter ciumes dele e demonstre isso para Fred. Ela consegue fazer com que Camila e Fred terminem e a jovem vai atrás de Mateus, mas ao se reaproximar dele, ela percebe que sempre amou Fred, de quem vai atrás. Fernanda, por sua vez, acaba sendo rejeitada por Fred que sempre a viu como irmã, apenas.

Os romances paralelos

A novela foi recheada de casais que agradaram o público. Um deles foi vivido pela esposa traída, Ana Luisa e pelo jovem Lucas (Rodrigo Veronese). O moço era melhor amigo de Daniel e passou um tempo na Europa onde se formou. Ao voltar para o Brasil reencontra o amigo e conhece Ana Luisa, com quem vai viver um intenso romance.

Outro casal que não foi motivo de motim (dessa vez) foi Rodrigo (Carlos Casagrande) e Thiago (Sérgio Abreu). Gilberto e Ricardo os inseriu na trama sem dilemas no sentido de sair do armário ou serem bem aceitos pelos outros núcleos. Todos da novela se davam bem com os dois personagens, apesar de algumas leves relutâncias que sabemos ser comum na vida de casais homossexuais, infelizmente.

E viveram felizes para sempre...

No final da trama, obviamente Paula ficou com Daniel, Antenor com Lúcia, e todos os casais mais ou menos foram felizes. Os vilões que não se deram muito bem na trama. Nossa diva Marion virou camelô para conseguir pagar os boletos no fim do mês.

Quando tem saldão de brusinhas

Jader morreu durante uma fuga da polícia. E foi arder no mármore do inferno com os outros defuntos da trama: Taís, Olavo e Ivan. Já a Rainha Bebel, terminou dando depoimento na CPI sobre sua relação com um senador em Brasília. Diva, né mores?!

Meu sonho mesmo é ser apresentadora de TV

Assim, finalizo meu Replay de hoje! Até a próxima amiguinhos!