O que vem por aí na teledramaturgia...


Hora de fazer o RC no comercial da Friboi e dizer que eu voltei, agora pra ficar. E nada como falar sobre as estreias que vêm por aí. Afinal, ano de brasileiro só começa em março e ainda estamos em tempo. Não sei se você já percebeu, mas a Globo está vivendo sem medo de ser feliz. A nova novela das seis vem com uma aposta um tanto quanto audaciosa; no melhor estilo Hoje é dia de Maria, a trama escrita por Benedito Ruy Barbosa já causa estranhamento em suas chamadas. O diretor Luís Fernando Carvalho nunca escondeu sua preferência dentro da emissora, tanto que nos últimos anos, lhe foram dados apenas trabalhos mais teatrais, como séries e coisas do gênero. O autor largou as telenovelas em 2002, com Esperança, e começou a se dedicar a trabalhos menores dentro da Rede Globo. Bom, agradando ou não, Meu Pedacinho de Chão vai estrear e ficará no ar, pelo menos por uns quatro meses, porque a Vênus platinada não faz a linha da emissora do tio Sílvio, que se a novela não dá audiência, eles cortam. Vamos a um resumo do que vem por aí na nova novela das seis e claro, em todos os horários e emissoras.

Meu Pedacinho de Chão______________________________________________________________

A história principal gira em torno da professora Juliana (Bruna Linzmeyer), que chega numa pequena cidade com o intuito de ensinar as crianças, mas se depara com um povo brutalmente acuado pelos desmandos do coronel Epaminondas (Osmar Prado). Diante de todos os empecilhos, a moça encontra outro problema, se vê envolvida pelos cortejos do filho de Epaminondas, Fernando (Johnny Massaro). A situação piora quando ela começa a viver um triângulo amoroso com o peão Zelão (Irandhir Santos). Outra que acaba vivendo uma relação extraconjugal é Madame Epa (Juliana Paes), esposa do coronel, que se vê envolvida pelo ingênuo Pedro Galvão (Rodrigo Lombardi). Além desses, a trama conta com grandes nomes, como Antônio Fagundes, em meio aos novatos. A trama não foge muito do estilo de Benedito Ruy Barbosa, e o tom de fábula - que inclusive está atrasando as gravações por conta dos mínimos detalhes da produção - acaba por dar um novo estilo à trama. A novela estreia dia 7 de abril, no lugar de Joia Rara.

Geração Brasil______________________________________________________________________

E nem só de estreia das seis vive a Rede Globo. Como uma das maiores apostas, a emissora volta com a dupla que causou burburinho, quando escreveu Cheias de Charme (2012), Izabel de Oliveira e Filipe Miguez. A trama irá falar nada mais, nada menos, do que de tecnologia, que já teve papel fundamental na primeira novela da dupla - o sucesso das empreguetes se deu por conta da divulgação via Youtube. Dentre os protagonistas terá o hacker Davi (Humberto Carrão), que será um dos heróis da história. Terá ainda Murilo Benício dando vida ao visionário Jonas Marra, personagem livremente inspirado em Steve Jobs. E por conta da alta tecnologia abordada na trama, as cenas serão gravadas na Califórnia, no Vale do Silício. Por conta disso, existirão também os tipos americanizados, como a atriz estadunidense Pamela Parker (Cláudia Abreu), esposa de Jonas e a sua filha, a vilã da trama, Megan Parker (Isabelle Drummond, pasmem, loira). No elenco ainda tem Chandelly Braz, Thaís Araújo, Miele, Ellen Roche, Joaquim Lopes, Fiuk, entre outros. Geração Brasil invade o lugar de Além do Horizonte a partir do dia 5 de maio.

Falso Brilhante______________________________________________________________________

Se você é dos Aguinaldetes, pode esperar sentado, porque a trama de Manoel Carlos, no atual horário das nove, ainda está recém nascida e sem data pra terminar. Mas ao que tudo indica, Aguinaldo Silva levou a melhor e vai ser seu sucessor no horário com a trama denominada - até então - Falso Brilhante. A sinopse também não foge do que o autor já fez durante seu percurso na telinha. Conta a saga de José Alfredo de Medeiros, vivido por Alexandre Nero, que morrerá em breve em Além do Horizonte. Ele será casado com Maria Marta (Lília Cabral), mas abandonará o lar e as filhas para tentar a sorte no garimpo. Com o tempo, ele enriquece e volta para a cidade acompanhado da ninfeta Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), que segundo boatos terá crises de psicopata. Mas o grande amor da vida de José Alfredo será vivido mesmo pela atriz Deborah Secco, afastada da telinha por conta da imagem "batida". Além deles, o elenco ainda conta com Bruno Gagliasso, Leandra Leal, Carolina Dieckmann, Adriana Birolli e apesar dos burburinhos de que Rogério Gomes tinha censurado a entrada dela na trama, Viviane Araújo jura de pé junto que completará o elenco. A novela não tem data de estreia.

Canal Viva ________________________________________________________________________

E nem só de novela inédita vive o coração do brasileiro. O canal Viva que vem reprisando estrondosos sucessos traz mais grandes novelas para esse ano. Com estreia marcada para o dia 7 de abril, às 00:00 horas, um dos maiores sucessos da TV estará de volta: Dancin' Days. Escrita por Gilberto Braga - também autor de Água Viva, que ocupa o lugar no horário -, a trama conta a história de Júlia Matos (Sônia Braga), ex presidiária que ganha liberdade após 11 anos e volta para tentar conquistar o amor da filha, criada por sua irmã e inimiga, a rica Yolanda Pratini (Jaoana Fomm). Marcando uma época, a novela é até hoje relembrada pelos mais aficionados, e promete seguir a ordem dos grandes sucessos exibidos na faixa, como Vale Tudo e Roque Santeiro. Outro grande nome da teledramaturgia que vai surgir no canal é uma das novelas mais reprisadas da TV brasileira, A Viagem. Remake de um sucesso da própria Ivani Ribeiro, da extinta Tupi, a trama conseguiu bater em audiência a novela das nove da época, sendo que ela foi transmitida às 19 horas. A Viagem ocupa o lugar de A Próxima Vítima, exibida atualmente às 14:30, a partir de julho, depois do mundial de futebol.

Vitória ____________________________________________________________________________

Escrita por Cristianne Fridmann, uma das melhores autoras da emissora do bispo, a novela que recebe o então nome de Vitória, tem estreia prevista pro segundo semestre de 2014. Mesmo assim, a Record resolveu acelerar o processo e mandar rodar as primeiras cenas do folhetim. Muita coisa ainda se discute a respeito da trama, bem como muita coisa já mudou para se adaptar à atual conjuntura da empresa; como as gravações de Dubai que foram trocadas pelo Caribe. Até então, não há uma sinopse divulgada, mas sabe-se que serão abordados tabus como incesto, uso excessivo de remédios e a paralisia. A autora já abordou temas densos em Chamas da Vida, seu penúltimo trabalho na emissora, como a AIDS e a pedofilia. O elenco de Vitória já tem elenco fechado e nomes como Juliana Silveira, Bruno Ferrari, Beth Goulart, Leonardo Vieira, Marcos Pitombo, Dado Dolabella, entre outros.