Discoteca: Jota Quest


Depois de dias de folia, voltei a ativa. E pra começar bem a semana - sim, pra mim hoje é começo de semana -, vamos de "Discoteca" com uma das bandas mineiras (amo/sou) mais bem sucedidas do rock/pop nacional: Jota Quest. Surgida em Belo Horizonte no início da década de 90, a banda tinha a princípio a ideia do nome Johnny Quest, por conta de um desenho; mas para não sofrer com processos, eles mudaram o primeiro nome para JOTA. Também há quem diga que a mudança se deu por conta do Tim Maia chamar a banda de Jota Quest. Mesmo tendo iniciado seu percurso em 1993, somente em 1996, a banda lança seu primeiro álbum de estúdio, que tinha o próprio nome. Porém, algo curioso ocorreu, do seu segundo álbum, lançado em 1998, saiu já uma canção de novela, mas com 11 anos de atraso. Sim, apenas em 2009 foi parar na trilha de novela a canção "De volta ao planeta", que intitulou o disco de 98. Mas vamos ao que interessa, as canções que embalaram corações em novelas.

Canção: Um Raio Laser
Disco: Oxigênio
Ano: 2001
Novela: Porto dos Milagres
Primeira canção de novela da banda, foi composta por Pepeu Gomes e Baby do Brasil. Foi tema do vilão Alexandre (Leonardo Brício), que lutava pelo amor de Lívia (Flávia Alessandra), seu ex noiva que se viu apaixonada pelo pescador Guma (Marcos Palmeira). A canção não teve tanto destaque nem na trama, nem no disco. 



Canção: Amor Maior
Disco: MTV Ao Vivo
Ano: 2003
Novela: Mulheres Apaixonadas
Primeiro grande sucesso da banda em trilha, foi a canção tema dos primos apaixonados, Diogo (Rodrigo Santoro) e Luciana (Camila Pitanga). A música foi uma das mais tocadas no ano e representou bem a história de amor cheia de empecilhos do casal.


Canção: Só Hoje
Disco: Discotecagem Pop Variada
Ano: 2003
Novela: Malhação 2003
Juntamente com "Amor Maior", essa foi outra canção da banda que emplacou naquele ano. Tema do casal Solene (Renata Dominguez) e Beto (Sérgio Abreu), a canção abriu e foi um dos maiores destaques do disco lançado para trilha da novela teen! 


Canção: O Sol
Disco:Até Onde Vai
Ano: 2006
Novela: Cobras & Lagartos
Outra canção relevante na carreira da banda foi a tema da rebelde Letícia (Cléo Pires) no sucesso de João Emanuel Carneiro. A moça era vítima das armações dos vilões da trama, pois estava sempre tentando desvendar os mistérios que rondavam a vida dos mocinhos, sua amiga Bel (Mariana Ximenes) e Duda (Daniel de Oliveira).


Canção: Vem Andar Comigo
Disco: La Plata
Ano: 2009
Novela: Caras & Bocas
Atualmente no ar, a trama de Walcyr Carrasco agradou a muitos e teve duas canções da banda. Essa música foi tema do sofrido Denis (Marcos Pasquim), o pintor que não teve sucesso na vida e que encontra a sorte nas mãos de um macaco.

Canção: De Volta ao Planeta
Disco: De Volta ao Planeta
Ano: 2009
Novela: Caras & Bocas
Já a outra canção, foi justamente tema do personagem mais importante na novela, o macaco Chico. Há quem diga que o sucesso da trama foi justamente no animal que fazia a graça do horário. A música era de um dos primeiros discos da banda e foi praticamente resgatada para ser tema do personagem.

Canção: La Plata
Disco: La Plata
Ano: 2009
Novela: Cama de Gato
Grana suja, grana justa
Grana fácil, grana curta
Grana pra você comprar ajuda
Grana sexy, grana vídeo
Grana moda, grana vício
Grana pra você comprar destinos
Pois é, uma música nunca foi tão significativa para uma personagem quanto essa. Tema da maquiavélica Verônica (Paolla Oliveira), na bem sucedida trama de Duca Rachid e Thelma Guedes. A vilã não poupava esforços para conseguir ser RYCAAAAA! 



Canção: Coração
Disco: Quinze
Ano: 2011
Novela: Morde & Assopra
Novamente, em uma novela de Walcyr Carrasco, a canção dessa vez nem fez tanto sucesso, e nem foi destaque na trilha. Foi tema geral dos personagens.