Vitória?!


Ontem estreou a nova novela da Record, intitulada Vitória (a égua da trama). Pois bem, a novela em si não chamou tanto a minha atenção quanto o divulgamento feito pela emissora do bispo. Claro, que segundo a tradição, eu deveria discorrer sobre os personagens, fazer minha escala de amor... Mas não dá, porque eu simplesmente achei que a Record já começou apelando! Vamos analisar os dois cartazes de divulgação da trama:


O primeiro cartaz traz a comparação entre Em Família e uma salada de chuchu sem tempero, ou seja, algo insosso. A novela atual da Globo enfrenta as baixas de audiência, mas ainda apresenta números consideráveis, se comparados aos da Record. A trama de Manoel Carlos é cotidiana, mostra o dia-a-dia dos personagens, de modo a tornar os eventos mais verossímeis possíveis. Fato que faz com que sua história seja mais lenta, mas não a torna inerte. Coisas acontecem e muitas vezes vemos jargões de teledramaturgia, mas acontecem em um ritmo diferente das produções atuais.  
Amor à Vida tinha um texto questionável e histórias mirabolantes, mas agradou porque 'aconteceu'! Mas aconteceu o que?! Clichês novelísticos?! Sim, a verdade é que a Record está incentivando algo que, nós telespectadores, deveríamos questionar. Quem disse que novela tem que ser 'novela'?! A Globo tem apostado alto em produções que fogem da linha teledramaturgica, como Além do Horizonte, que levou o suspense para o horário das sete e Meu Pedacinho de Chão, que trouxe o teatro pra frente da TV. Em Família já aposta no tradicional, em algo que o autor já está acostumado e que nós, por sabermos do que se trata, não deveríamos nos surpreender tanto. Sendo assim, poderiam julgar Manoel Carlos por ser clichê, por ser repetitivo, mas não por criar uma "novela das nove que não acontece". Ela acontece, mas não do jeito que o público quer. Talvez porque seja difícil você ligar a TV e ver problemas que podem estar acontecendo na sua casa. Afinal, não é toda família que o irmão rouba o bebê da irmã e joga em uma caçamba - ou seja, novela boa é novela que na maioria das vezes foge da rotina do telespectador! O ser humano tem mania de achar que é mais fácil lidar com as coisas de fora. Que os problemas só acontecem no vizinho, nunca dentro de nossas casas. Sendo assim, porque eu vou ver uma novela que retrata a realidade, que retrata meus problemas?! Melhor assistir dramalhões mexicanos de filho roubado e vilãs psicóticas, que estão longe de serem comuns na minha vida.
 Em suma, a Record errou nos dizeres ao afirmar que nada acontece na novela Em Família e errou ao incentivar o folhetim puro (uma novela com tudo o que uma novela deve ter). Estamos em 2014, já tivemos grandes novidades como a unânime Avenida Brasil, que trouxe a linguagem do cinema, e dos seriados para nossa terra, ou seja, apostar no tradicional pode ser arriscado demais - vide Maneco que não inovou e está colhendo os frutos.


O segundo cartaz escancarou a rixa da Record com a Globo e criou uma ambiguidade que ficou duvidosa. Mas falemos sobre isso outra hora, vamos ao que interessa! O cartaz traz os dizeres em ofensa à novela da Globo, incluindo seu nome, em letras grandes, ao passo que a oferta do produto mesmo vem em letras minúsculas abaixo no canto direito. Não estaria a Record valorizando mais sua rival do que sua própria produção?! Bom, a emissora utilizou do discurso mais mesquinho e asqueroso que existe, de ofensa ao opositor - tão comum no meio político. Eu, particularmente, nunca votaria em um candidato que ao invés de "vender seu peixe", prefere denegrir a imagem do outro "vendedor". 

Se você não tem potencial para qualificar seu produto, porque eu deveria consumi-lo?! 

E eu acho que com essa pergunta, dá pra refletir se vale mesmo a pena assistir a algo assim. Acho triste, porque aposto que Christiane Fridman está criando uma história boa, com já fez outras vezes. Mas a Record enfrenta um mal que não se afasta há tempos. A emissora não consegue nem chegar aos dois dígitos de audiência. Elogiaram tanto Pecado Mortal, mas para o público a novela passou em brancas nuvens. E não prevejo grandes mudanças com Vitória, que terá de enfrentar em breve uma novela de Aguinaldo Silva, que faz 'milagres' com a audiência - o autor possui o maior número de novelas na lista das maiores audiências da TV brasileira. Acho que a Record não deveria se preocupar tanto com a salada de chuchu sem tempero, mas com a buchada de bode que vem por aí, que vai ser difícil de digerir, viu?!