Em Família: Trilha Nacional



Demorou, mas saiu o post sobre a trilha nacional de Em Família. Eu, particularmente, amo e adoro sofrer ouvindo o disco. Mas se você está num bad day, e não quer cair na deprê, melhor passar pra outro post. Agora, se quiser mergulhar num universo de letras de fossa complexas e sentimentais, venha se deliciar com essa trilha amorzinho! 

A abertura ficou por conta da regravação de um sucesso de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Tom já é figura registrada nas entradas das novelas do Manoel Carlos e não poderia ser diferente. Só que dessa vez, quem deu voz à canção dele foi Ana Carolina. A música já esteve presente em várias outras novelas como Beleza Pura, América, Bambolê, Anjo Mau, Explode Coração, entre outras. 
"Cartas de amor" é a versão tupiniquim de "Love Letters", um clássico norte-americano. Sua versão foi gravada pela primeira vez em 1967 por Aguinaldo Timóteo e pelo próprio Roberto Carlos, em 1984. Por conta da grande amizade do cantor com o autor, Manoel Carlos, Jayme Monjardim conseguiu inserir a música na trilha e que descreve bem a relação entre Helena (Júlia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), dos quais é tema. 
Ontem amor, revivi
Lembranças do nosso amor
Nas velhas frases que meu coração ditou
Naquelas cartas de amor
E por falar em canção que descreve bem o personagem, não podiam ter escolhido algo melhor para Juliana (Vanessa Gerbelli). Sandy foi a responsável pela música que relata o drama da perda, de algo que já era da vivência de outrem.
Como cortar pela raíz, se já deu flor
Como inventar um adeus, se já é amor
A história de Juliana é assim, quando ela quase ficou impossibilitada de cuidar de Bia, a filha da empregada que havia morrido. Ela sempre cuidou da menina como sua própria filha e vivia o drama de não conseguir ter um filho biológico. 
E como Jayme Monjardim curte um nepotismo, claro que Tânia Mara virou clichê nas suas obras. Mas a música se encaixou bem no romance entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller). A canção fala de uma pessoa que tenta fugir de um amor, mas não consegue, como acontece com a personagem Clara, que tenta se manter longe  desse relacionamento, e visa manter seu casamento com Cadu (Reynaldo Gianecchini). 

Creio que quando Alinne Rosa cantou "Complicamos demais", ela não tenha pensado numa relação complexa entre mãe e filha. Mas o diretor viu isso e a canção se encaixou bem no embate entre Luíza (Bruna Marquezine) e Helena. A relação poderia ser menos densa, se as duas não complicassem tudo, e tivessem rompido. 

A canção "Recomeço" de Antônio Villeroy também relata bem o personagem Felipe (Thiago Mendonça), que faz de tudo para ter o amor de Sílvia (Bianca Rinaldi). A música fala de alguém que fez tudo possível para manter uma relação, mas ao que tudo indica foi frustrado. 
"Canto do lobo" traz um homem dizendo das possibilidades que existem em uma mulher. Que ela pode vivenciar, ser, fazer o que quiser e que o mundo em torno dela passaria a ter mais valor. Foi o que fez Ricardo (Herson Capri), cuja canção é tema, ao reencontrar Chica (Natália do Valle), e lhe mostrar que ela podia viver novamente um grande amor, que ela deveria se permitir mais. 

Um de nós
Ao chegar na frente de onde for
Vai lembrar do nosso primeiro grande amor
 A canção de Marcelo Jeneci embala os dilemas do personagem Laerte, e mostra essa passagem na vida de um homem e ao fim, chegar e ver que tudo o que viveu valeu mais a pena. 



Agora uma das minhas favoritas na trilha é de longe a música "Você por perto". Ela é tema do casal mais rejeitado da teledramaturgia nacional, Luíza  e Laerte. E mostra a confiança de um no outro, o que um fez o outro enxergar e que juntos eles poderiam enfrentar a tudo. #sqn Rejeições a parte, o que importa é que a canção é linda! 


Mas se tem um casal que não resolve logo a situação é Cadu e Sílvia. Na verdade, Maneco tem na moça sua válvula de escape. Ela namora um, tá afim do outro e é cortejada por um terceiro. Casos a parte, a canção que embalada o pseudo romance da médica com o cozinheiro é cantada por Marina Elali, que invadiu as trilhas sonoras de novela, justamente em uma obra de Manoel Carlos e Jayme Monjardim. 

Falando em Jayminho, como já comprovamos, ele curte um nepotismo e deu um jeito de colocar o cunhado na trilha - já que não pode entrar na novela. Rafael Almeida é ator, cantor e pianista que namora a bulímica. E sua música fala de um amor que não precisa de provas, mas que é demonstrado através de ações. E na trama é tema de André (Bruno Gissoni) e Luiza, sua eterna musa! 

Por falar em casal, um que eu não apostava nada,  mas que está rendendo na trama é Gisele (Agatha Moreira) e Murilo (Sasha Bali). Acho que a tentativa era mostrar um amor de classes sociais distintas, mas num colou, porque sabemos que o mocinho é rico! Mesmo assim, o romance dos dois engrenou e está entrando pro hall dos "amores inabaláveis", juntamente com Leto (Ronny Kriwat) e Paulinha (Manu Gavassi), que vivem num eterno mar de rosas. Bom, o tema deles é da banda que estreia em trilhas, Onze:20. 

E como toda novela de Manoel Carlos que se preze, tem que ter o núcleo jovem e rico. Dessa vez o hobby deles é jogar uma vez a cada trimestre vôlei e dizer que é quase profissional. O tema dessa galere é cantado pela banda Zignal, que também estreia em trilhas e já é um dos destaques do disco. 

Agora parem as máquinas que chegou minha canção preferida. "Pra você dar o nome" não teve um personagem específico e tocou pouco na trama, mas uma das cenas se encaixou perfeitamente, quando embalou um jantar entre Laerte e Verônica (Helena Ranaldi). A moça sempre mostrou um amor altruísta, e acho que é um pouco disso que a música fala, como nesse trecho:
ou deitada nos braços de um outro qualquer, que é melhor do que sofrer de saudade de mimcomo eu tô de você
Percebe-se que o autor mostra que o importante é o bem da amada, mesmo que seja com outro, mas o que importa é sua felicidade. E isso representava bem o espírito de Verônica, quando ainda estava com Laerte.  

Claro que não podia faltar aquele sertanejo pra embalar o personagem Virgílio (Humberto Martins). Vindo de Goiás, e com sua paixão pela terra, a canção eleita foi da dupla Marco e Mário. Tem tudo a ver com o personagem, pois cria a figura de uma mulher tão bela e tão perfeita, que até o sol por ela poderia se apaixonar. Definitivamente, o que Virgílio pensa - ou pensava - de Helena. 

Além dessas canções, o disco ainda conta com a canção de Ivan Lins, João Bosco e João Donato, Simone e Roberto Trevisan. 



Confira a capa original e as faixas do disco:



01. EU SEI QUE VOU TE AMAR - Ana Carolina (tema de abertura)
02. CARTAS DE AMOR (LOVE LETTERS) - Roberto Carlos (tema de Helena e Laerte)
03. MORADA - Sandy (tema de Juliana)
04. SÓ VEJO VOCÊ - Tânia Mara (tema de Clara e Marina)
05. COMPLICAMOS DEMAIS - Alinne Rosa (tema de Helena e Luiza)
06. RECOMEÇO - Antônio Villeroy (tema de Felipe e Sílvia)
07. CANTO DO LOBO - Gilson Peranzzetta (tema de Ricardo e Chica)
08. UM DE NÓS - Marcelo Jeneci (tema de Laerte)
09. E ISSO ACONTECE - Ivan Lins
10. EU NÃO SEI SEU NOME INTEIRO - João Bosco participação especial de João Donato
11. VOCÊ POR PERTO - Liah Soares (tema de Luiza e Laerte)
12. ENCONTREI - Marina Elali (tema de Sílvia e Cadu)
13. DESCAMINHOS - Simone
14. BUNGEE JUMP - Rafael Almeida (tema de André e Luiza)
15. PRA VOCÊ - Onze:20 (tema de Murilo e Gisele)
16. REGGAE DO HORTO - Zignal (tema das partidas de vôlei)
17. PRA VOCÊ DAR O NOME - Tó Brandileone
18. QUEM É ELA? - Marco e Mário (tema de Helena e Virgílio)
19. BOI NA LINHA - Roberto Trevisan