Malhação 2013: Trilha Nacional


Estava em dívida com Malhação, que teve sua trilha nacional lançada há meses e só agora consegui fazer um post digno! Enfim, vamos ao que interessa... Com uma trilha eclética, bem como a temporada, o CD vai da balada alternativa de Clarice Falcão, passando pelo funk de MC Sapão até o rock clássico de Legião Urbana. Em suma: tem pra todo gosto.

A abertura não trouxe nada muito inovador. Como a proposta da temporada era aborda as relações familiares da modernidade, eles escolheram um clássico dos Titãs, agora na voz apenas de Nando Reis. "Família" já foi regravada pelo grupo Molejo (pausa pro riso) e já fez parte da trilha da novela Corpo Santo, exibida pela Rede Manchete.
A segunda faixa do disco vem na voz doce de Clarice Falcão. A atriz/cantora já marca presença há tempos na programação da Globo, e agora emplacou essa música na trilha da novela teen - apesar de já ter estado presente no seriado Louco Por Elas. Com certeza, é uma das minhas faixas preferidas no álbum.
Tema da dupla que mais se regenerou ao longo da temporada, a canção "Chora Brother" embalou muito as confusões de Sidney (Vitor Thiré) e Júnior (Lucca Diniz). Hoje os dois se falam pouco, e já não exalam a amizade do começo da temporada... Quanto à música? Nem ouço mais!
"Ilhabela", confesso que nunca ouvi na Malhação, mas segundo pesquisas, era tema de Ben (Gabriel Falcão). Bom, se formos analisar a letra da canção, faz jus ao espírito aventureiro e andarilho do personagem, sem medo de arriscar e meter a cara no novo. Veja um trecho e confira a canção na íntegra. 

Deixei meu ciso com você
Agora consegui ir embora
Isso demora pra aprender
[...]
Do Pará pra Argentina
Pro Paraná
Conceito fora do lugar



Agora a 'batida' das trilhas da Globo é de longe "Erva Venenosa". A canção de Rita Lee já eternizou muitos personagens e hoje em dia já até cansa os ouvidos quando surge em alguma trilha sonora. Já esteve em Um Anjo Caiu do Céu, Cobras e Lagartos, Escrito nas Estrelas e agora é tema da vilã cômica Dona Maura (Alexandra Richter).



Outra canção ressuscitada pela emissora foi "Será". Um clássico do grupo Legião Urbana, eles apostaram na versão original e fez sucesso. Foi parte das chamadas da temporada e é uma das mais icônicas do álbum. Embalou os momentos da rockeira Giovana (Bruna Griphão) e consagrou várias cenas na novela.



Sobre o núcleo barraqueiro, povão, classe C literalmente da novela, eles apostaram numa canção do grupo Tchê Garotos, que nem é tão nova assim. A música data, aproximadamente, de 2009 e representa as personagens Bernadete (Fernanda Souza) e Zelândia (Flávia Rubim). 



Pois é, e assim como sua personagem cresceu na história, Zelândia mereceu mais um tema e foi aí que entrou o sertanejo universitário "Turbinada". 



E como esquecer da tia mais amada e invejada da telinha. Ahaam, quem não queria uma tia trambiqueira, sacoleira, entendida mesmo dos "paranauê"?! Tia Luciana (Luísa Micheletti) é tudo isso e mais um pouco e tem a canção mais tudo do álbum: o funk do MC Sapão! o//



Do you believe in 2013/2014 sem arrocha? Não, então ele também teve vez na 21ª temporada de Malhação. Tema do casal que eu mais amo, Flaviana (Anna Rita Cerqueira) e Serguei (Christian Monassa), a música é pura ostentação e relata bem o espírito fútil da mocinha! ♥



Mais meu bibelô na trilha sempre será "Contato Imediato", um sucesso de Arnaldo Antunes na voz de Juliana Betti. Ela é tema romântico do casal principal, Ben e Anita (Bianca Salgueiro). 



Outro casal que teve sua canção tema foi Bernadete e Caetano (Paulo Betti), pai de Anita e Sofia (Hanna Romanazzi). Eles não deram muito certo, mas tiveram sua musiquinha, "Afinal de Contas". 



Além dessas canções, tiveram muitos temas gerais dos personagens. Confira: "Sururu Formado", "Pilha Forte", "Independentemente de Você", "Três Nuvens Negras e Cinco Tardes" e "Minha Teimosia, Uma Alma pra te Conquistar".







1. Família - Nando Reis e Os Infernais (Part. Esp.: Sebastião Reis e Theodoro Reis)
2. De Todos os Loucos do Mundo - Clarice Falcão
3. Chora Brother - Banda Mahalo
4. Ilhabela - Holger
5. Erva Venenosa (Poison Ivy) - Rita Lee
6. Será - Legião Urbana
7. Sururu Formado - Sururu na Roda
8. Meu Amor Me Fez Feliz  - Tchê Garotos
9. Turbinada - Zé Ricardo e Thiago
10. Classe A - MC Sapão
11. Hoje A Balada É No Ar (Helicóptero E Avião) - Rachid Camargo
12. Pilha Forte - Dienis
13. Independentemente De Você - Banda Zero85
14. Três Nuvens Negras e Cinco Tardes - Lorena Lessa
15. Contato Imediato - Juliana Betti
16. Afinal De Contas - Banda Gentileza
17. Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar - Los Sebosos Postizos