Uma geração frustrada.




Geração Brasil não engrenou e nem empolgou como todos acreditavam que seria. Partindo da hipótese de que a emissora investiu pesado por algo duvidoso - haja vista que os autores só tinham escrito uma novela antes -, a frustração veio a cavalo. Afinal, João Emanuel Carneiro não dá em árvore e achar um autor que só traga sucesso nos dias de hoje anda complicado. Mas toda falta de sucesso tem um porquê, e é sobre isso que falaremos no post de hoje. Os motivos pelo qual a atual trama das sete está demorando pra cair nas graças do público.

A antecessora – Eu odeio criticar Além do Horizonte, pelo simples fato de que eu curtia a novela. Mas é inegável que ela responde por uma parcela da culpa de Geração Brasil ir mal das pernas. Recebendo uma audiência em baixa, seria difícil a novela fazer milagre e já na segunda semana emplacar índices perdidos ao longo desses sete meses.

O medo de inovar – Uma novela que aborda tanta tecnologia, não poderia pecar por trazer histórias tão “batidas”. E não só as histórias, como atores e personagens. A emissora lançou a trama como “dos mesmos autores de Cheias de Charme”; e precisava disso? Pois é, quem assistiu a novela das empreguetes, ao ver a atual escalação, sabia muito bem que se tratavam dos mesmos autores. Se Além do Horizonte pecou por inovar demais, Geração Brasil segue o caminho oposto e peca por clichês.

A linguagem jovial – Ok, nem fui eu quem reparou nisso, mas um dos colunistas que analisam as novelas. A linguagem da novela é tecnológica, é bilíngue e isso faz com que as pessoas menos entendidas do assunto – ou do inglês -, rejeitem a trama. Querendo ou não, o Brasil ainda possui um grande número de pessoas desprovidas de conhecimento tecnológico, e que assistem às novelas. Se por um lado atrai um público mais jovem – que muitas vezes é uma audiência vulnerável – por outro lado, afasta o público que responde por uma audiência cativa.

Esses foram apenas alguns problemas relatados pelos críticos do assunto. Há quem diga que a trama apresenta muitas caras novas, que estaria causando apatia do público – apesar de eu não concordar e dizer que a novela tem grandes nomes,  diferente da antecessora. E o pior ainda está por vir: a Rede Globo não sabe ao certo o que acontecerá com a trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez durante o mundial de futebol, já que a maioria dos jogos serão transmitidos às 19 horas. Clap clap clap! Prevejo mais frustração. Mirou em Da Cor do Pecado, acertou em Bang Bang

Fontes: GCN, Uol, Televisão Notícias