Mini-Flashback: Estrela Guia


Hoje vamos relembrar uma novela curta que teve maior repercussão pela escolha da protagonista do que pela história em si. Exibida de março a junho de 2001, a trama teve apenas 83 capítulos e foi exibida às 18 horas, escrita por Ana Maria Moretzsohn. A novela tinha por objetivo fazer uma união da sociedade moderna consumista com as comunidades alternativas que visam o bem estar mental ao invés dos bens materiais. A abertura contava com a regravação de um sucesso de John Lennon, a canção "Imagine", que falava de um mundo melhor, crença das sociedades alternativas da época. Lennon nomeou sua canção como "antirreliogiosa, antinacionalista, anticonvencional e anticapitalista". O responsável pela versão foi o cantor Paulo Ricardo, a pedido da emissora. Confira:



Na década de 80, Bob (Marcos Winter) começa a se estressar com os altos e baixos da bolsa de valores e resolve passar um tempo nos Estados Unidos. Lá ele conhece Catherine (Maitê Proença), uma integrante de uma comunidade alternativa da Califórnia. Os dois se casam e voltam para o Brasil, onde resolve criar uma comunidade alternativa no interior de Goiás, que recebe o nome de Arco da Aliança. Os dois também assumem novos nomes para se estabelecer melhor no conceito espiritual do qual escolheram viver, ele passa a se chamar Hanuman e ela Kalinda.

Fonte: Memória Globo
Os dois acabam tendo uma filha, que recebe o nome de Cristal, escolha essa feita pelo próprio padrinho da garota, Tony (Guilherme Fontes), grande amigo de Tony/Hanuman.


15 anos se passam, Hanuman e Kalinda sofrem um misterioso acidente e a menina Cristal (Sandy), agora uma moça, tem de viver sob os cuidados do padrinho Tony, no Rio de Janeiro. Ela sempre teve receio de ir pra cidade grande, apesar de ser da vontade de sua mãe, para que pudesse colocar em prática os conhecimentos que adquiriu na comunidade. Sem muita opção, a garota se muda para a casa de Tony, que não via desde criança.


O maior empecilho na vida da jovem é a namorada de Tony, a mimada Vanessa (Carolina Ferraz). Ela passa a ter ciúmes da relação cada vez mais próxima de afilhada e padrinho.

Fonte: Memória Globo

Mais do que esse problema, Cristal e Tony ainda enfrentam o preconceito de muitos e as artimanhas da mãe dele, a inescrupulosa Carlota (Rosamaria Murtinho). Ela ajuda Vanessa nos planos  para separar o casal.

Fonte: Memória Globo

Vanessa tem uma filha do primeiro casamento, a complexa e rebelde Gisela (Thaís Fersoza). A garota odeia o estilo de vida da mãe e faz de tudo para bater de frente com ela. No fundo, ela esconde uma carência por conta da falta de carinhos da mãe. Ela acaba se tornando uma das melhores amigas de Cristal.

Fonte: Memória Globo

Se apaixona por Bernardo (Thiago Fragoso), que só tem olhos pra Sandy.


E como ele sempre foi muito mimado pelo pai, Mauro (Tarcísio Filho), por conta da ausência da mãe, ele sempre se acostumou a ter todas as garotas que quis. Porém, Cristal não vai lhe dar a mínima e com isso, ele vai ficar um pouco revoltado.

Perde também o amor de Gisela, que passa a se envolver com Santiago (Sérgio Marone), membro da comunidade Arco da Aliança. Eles se conhecem, quando ele se muda para o Rio para amparar Cristal nessa nova vida.


Ele também se envolve com Lalá (Christine Fernandes), sócia de uma produtora musical e ex-namorada de Tony. Ela descobre um segredo que Santiago esconde a respeito de sua facilidade com os instrumentos musicais e começa a explorar o rapaz.


No fundo, ela nunca manteve por ele um amor verdadeiro, já que sempre foi apaixonada pelo sócio Guilherme (Gabriel Braga Nunes). Juntos, eles formavam uma dupla de trambiqueiros, sempre visando explorar alguém. Uma das vítimas foi Cristal, que eles tentar transformá-la em cantora, por ela ter facilidade com seus mantras na comunidade.


Mas não foi só com Lalá que Santiago se envolveu. Sua amiga e colega de comunidade, Sukhi (Fernanda Rodrigues) sempre foi apaixonada por ele, mas ele nunca teve olhos pra ela. Sukhi era a melhor amiga de Cristal nos tempos em que morava juntas no interior de Goiás.


Ela era filha da fanática Su-Sukhan (Mônica Torres), que ao final da história descobrem estar envolvida na morte dos pais de Cristal. Ela alegava que o fogo iria purifica-los, por isso, induziu o acidente do casal.


Além de Su-Sukhan, outra vilã irá atrapalhar a vida de Cristal e os membros da fazenda Jagatah, onde está a comunidade, a perua Daphne (Lília Cabral). Ela descobre que existe um tesouro escondido no local e tem como planos botar as mãos na terra e de alguma maneira pegar esse tesouro.

Fonte: Memória Globo

Ela conheceu seu marido quando trabalhava de recepcionista em um congresso, do qual ele participou. Porém, mantém uma relação extraconjugal com o peão da fazenda Alaôr (Floriano Peixoto). Este, por sua vez, passa a ter uma relação selvagem com Vanessa, depois que ela se vê abandonada por Tony.


Daphne induz o filho, o playboy bonitão Carlos Charles (Rodrigo Santoro) a seduzir a jovem Cristal, se casar com ela e herdar a fortuna, que nem sabe o que vem a ser. Ele aceita os planos e passa a se envolver com a menina, se mudando inclusive pro Rio, juntamente com a garota. Chegando lá, ele se envolve com Gisela, que acaba se apaixonando perdidamente por ele. Mas antes disso, ele consegue atrapalhar um pouco o romance de Cristal e Tony.


O núcleo cômico da trama ficou por conta do casal André (Evandro Mesquita) e Luciana (Isabela Garcia). Ele se diz cansado da vida que leva na cidade grande e, quando descobre que a comunidade Arco da Aliança fundou uma filial na Zona Oeste do Rio, compra um trailer para passar os finais de semana lá. É pouco para a esposa, que é alheia ao estilo de vida no campo, se estressar. Mas ela o acompanha, mesmo assim, e chegando lá passa a se desentender com Su-Sukhan, que começa a dar em cima de André.


Ao final da trama, Su-Sukhan fica louca, assume ser culpada pela morte dos pais de Cristal e prende a moça em uma cabana, onde ateia fogo. Tony salva Crista, mas Su-Sukhan acaba morrendo queimada. 

Curiosidades: Ao contrário do que pensam, a novela foi curta por conta de uma experimentação em obras menores, não por problemas de audiência. Apesar do grande foco na cantora Sandy, vivendo sua primeira protagonista - além do seriado em que supostamente vivia ela mesmo -, os destaques na trama ficaram por conta de Lília Cabral e sua perua engraçada, Rodrigo Santoro e um rapaz mal caráter e Thaís Fersoza que demonstrou segurança em um personagem complexo. A fictícia Arco da Aliança foi baseada em uma comunidade alternativa de Pirenópolis, também no interior de Goiás. Foi a estreia de Sérgio Marone na TV Globo.

Fonte: Teledramaturgia e Memória Globo

Trilha Sonora: O disco contou com grandes nomes da música nacional e internacional. Sucessos da MPB como "Como nossos pais" de Elis Regina, "Quase Nada" de Zeca Baleiro se misturavam com hits atuais e versões contemporâneas de clássicos como "Por um triz" de Lulo e "Enrosca" na voz de Júnior (e Sandy).  As canções internacionais apelaram mais para o clássico como "Just the way you are" e  "Father and Son". Confira o tema de Tony e Cristal, "Amor de Índio", um dos clássicos de Roupa Nova.
  1. "Imagine" - Paulo Ricardo (tema de abertura)
  2. "Por Um Triz" - Lulo Scroback (tema de Gisela)
  3. "Just The Way You Are" - Barry White (tema de Vanessa)
  4. "Cristal" - Ithamara Koorax (tema de Cristal)
  5. "Enrosca" - Sandy & Junior (tema de Bernardo)
  6. "Oye Como Va" - Santana (tema de Lalá e Guilherme)
  7. "Quase Nada" - Zeca Baleiro (tema de Santiago)
  8. "Rebelião" - Skank (tema de Carlos Charles)
  9. "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo" - Claudia Ohana (tema de Sukhi)
  10. "Father and Son" - Cat Stevens (tema de Mauro)
  11. "Pout-Pourri: Bailão de Peão / Na Aba do Meu Chapéu" - Chitãozinho e Xororó (tema de Daphne e Alaôr)
  12. "Vieste" - Lenine (tema de Tony)
  13. "Vâmo Embolando" - Banda Beijo (tema de Carlota)
  14. "Lá Em Mauá" - P. O. Box (tema de Andé e Luciana)
  15. "Amor de Índio" - Roupa Nova (tema de Tony e Cristal)
  16. "Retiens La Nuit" - Johnny Hallyday 
  17. "Vem para Mim (Run To Me)" - 6L6
  18. "Como Nossos Pais" - Elis Regina (tema do núcleo de Jagatah)
Foi lançada uma trilha complementar com o título de "Mantras e Bhajans", composta exclusivamente pelos mantras utilizados na novela. 


  1. Estrela-guia
  2. Hari Om
  3. Bhaja Sri Krishna
  4. Paz, Amor e Harmonia
  5. Alegria
  6. Gurudeva
  7. Espírito e Natureza
  8. Tu És Minha Vida
  9. Jaya Ganesha
  10. Os Quatro Elementos
  11. Canção do Swami Ram Tirtha
  12. Guru Sharanam
  13. Amrita
  14. Madana Mohana Murari