Os professores das novelas.


Bom, hoje é meu primeiro dia dos professores sendo um deles. Apesar de eu não estar exercendo a profissão nesse dia tão especial, hoje em dia sei dar o devido valor a esse profissional que consegue, mais do que trazer conhecimento, ensinar os alunos a se tornarem pessoas melhores. E para celebrar o dia, vamos relembrar os professores mais marcantes das telenovelas. 

Astromar (Ruy Resende) - Roque Santeiro

Mais do que um mero professor de jeito arcaico e correto, este se destacou na trama pelo simples fato de virar lobisomem em noites de lua cheia. Ele tinha um amor não correspondido por Dona Mocinha (Lucinha Lins) e tentava conquistá-la com sua educação impecável. 

Fábio (Nuno Leal Maia) - A Gata Comeu


Na trama de Ivani Ribeiro que fez grande sucesso nos idos de 85 trazia um professor herói e que todos queriam ter em suas salas de aula. Ele vivia um relacionamento conturbado com a mimada Jô Penteado (Christiane Torloni), mas sua relação com as crianças era ótima. 

Clotilde (Maytê Proença) - O Salvador da Pátria


Talvez uma das mais relevantes nessa história, a professorinha da novela de Lauro César Muniz teve um grande destaque, não só na trama, como em toda teledramaturgia. Ela é a responsável por ajudar o bóia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte) a se livrar da prisão injusta; e com o tempo os dois começam a descobrir um amor puro e marcante. 

Caio (Antônio Fagundes) - Rainha da Sucata


Recém transmitida no Canal Viva, a novela de Sílvio de Abreu foi um grande sucesso. Mais ousado do que trazer personagens estereotipados, foi trazer o então galã Antônio Fagundes num papel diferente dos vividos por ele: um professor atrapalhado. Ele se dedicava tanto aos livros que sua vida sexual/afetiva praticamente inexistia. 

Pasqualete (Nuno Leal Maia) - Malhação


Nuno Leal Maia tem prática com a docência, pelo visto. Na temporada de Malhação onde surge um colégio, ele assume o cargo de professor de português - inclusive seu nome é uma alusão ao popular Professor Pascoalle. Logo depois ele assume a direção do Colégio Múltipla Escolha. 

Edmundo (Ângelo Antônio) - O Cravo e a Rosa


Atualmente no ar, todos percebem o contra-ponto que Walcyr Carrasco faz ao criar o professor poético e carinhoso em oposição ao atlético e mulherengo Heitor (Rodrigo Faro). Ele acaba se envolvendo com Bianca (Leandra Leal), numa das histórias mais românticas da trama - até porque era ao som de Sandy & Jr. 

Eduardo (Fábio Assunção) - Coração de Estudante


Numa novela com esse nome, o que não poderia faltar são professores, né?! Pois é, Edu era um excelente docente, que 'botava a mão na massa' e que não poupava esforços para ensinar da melhor maneira seus alunos. Além disso, ele era um ótimo pai, o que fazia a oposição ao outro professor da trama, o inescrupuloso Leandro (Marcello Antony). Ele abusava da própria aluna, além das tramoias para destruir a vida de Edu, que tinha o amor de sua ex-namorada e ainda era o mais benquisto na Universidade. 

Santana (Vera Holtz) - Mulheres Apaixonadas 


Nem só de bons professores vive o mundo, né?! Então vamos ter que falar de Santana, a professore de ensino religioso que nas horas vagas curtia uns bons drinks. Eternamente grava como uma das figuras alcoólatras mais icônicas das novelas, ela causou furor no horário nobre ao se expor de tal maneira diante dos alunos adolescentes. 

Raquel (Helena Ranaldi) - Mulheres Apaixonadas


Manoel Carlos resolveu explorar a vida em um colégio da classe média e com isso a figura do professor se tornou tão relevante na trama. Juntamente ao alcoolismo de Santana, outro tabu foi abordado, o caso da agressão contra mulheres e da relação entre professora e aluno. A escolhida foi Raquel, outro ícone da teledramaturgia - graças às raquetes. 

Mariquinha (Carolina Kasting) - Cabocla


Por falar em relação entre professor e aluno, Mariquinha era outra personagem que acabava se envolvendo com um dos seus. O tabu ali não foi pela relação propriamente dita, haja vista que eles tinham a mesma idade, mas foi mesmo a diferença de classes, já que Tobias (Malvino Salvador) era um mero peão da fazenda do pai da moça. 

Afrânio (Charles Paraventi) - Malhação

Nem só de Pasqualete viveu a série teen. Vários grandes docentes passaram pela trama, mas como não vou ficar relembrando cada um deles, foquei em um que foi destaque: o "show man" Afrânio. Ele fazia das aulas um show à parte, com encenações, brincadeira e palhaçadas, assumindo de vez aquela figura de professor enérgico de cursinhos pré-vestibular. 

Suzana (Carolina Dieckmann) - Três Irmãs


Carol Dieckmann de professora querida?! Pois é, isso existiu na novela de Antônio Calmon. Ela dava aulas de Geografia e todos os alunos a adorava, até porque Suzana era cool, surfista, descolada... Enfim, tudo que os alunos curtem! 

May (Camila Morgado) - América


Aquela professora que você não vê a hora de sair de sua aula (ou de atirá-la de um precipício). Ela era preconceituosa para com seus alunos estrangeiros, como era o caso de Rique (Matheus Costa), um aluno que não pensava duas vezes em criar problemas por seu comportamento mais expansivo. Não é a toa que a professora em questão era a vilã da trama. 

Josué (Anderson Di Rizzi) - Gabriela


A exemplo de Edmundo de O Cravo e a Rosa, este também fazia a linha poético, romântico. Mas diferente do outro, ele não era de todo correto, afinal se envolveu com Glória (Suzana Pires), uma mulher fogosa que era amante de um dos homens importantes da cidade.

Helena (Rosanne Mulholland) - Carrossel


Talvez uma das mais relevantes no universo infantil, a professora Helena ganhou nova cara e conseguiu manter o ar de "professora mais amada do Brasil" na versão tupiniquim de Carrossel. Na trama ainda teve vez o professor bonitão Renê (Gustavo Wabner), a professora invejosa Suzana (Lívia Andrade) e a professora esdrúxula Matilde (Ilana Kaplan). 

Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) - Saramandaia


Pode-se dizer que ele foi a segunda versão desse personagem que inspirou o Aristóbulo de Roque Santeiro. Vivido na primeira versão por Ary Fontoura, o professor culto que vira vampiro se tornou um dos ícones das tramas de realismo fantástico. 

Bom, como vocês viram, tem pra todo gosto essa lista. E que venham mais grandes docentes para a teledramaturgia continuar mostrando que ensinar é realmente uma arte e que independente do que lhes digam, exercer tal profissão é mais do que um simples feito, é uma dádiva. Quando, ao entrar na universidade, me apontaram como futuro professor, eu não pensei duas vezes em negar tal fato. A verdade é que por mais curta que ainda seja minha "carreira", eu posso dizer que me encontrei no ramo da docência, sou feliz e sinto falta daquela bagunça organizada dos alunos. Se antes tinha receio de falar que iria me tornar professor, hoje tenho orgulho de dizer que sou um. Tenho orgulho de saber que estou, de uma forma ou de outra, mudando a vida de tanta gente e ajudando a construir um país melhor pra se viver.  Feliz dia do professor!