Mini-Flashback: Beleza Pura


Escrita por Andrea Maltarolli e com supervisão de Sílvio de Abreu, Beleza Pura foi um grande sucesso das sete, graças aos personagens cômicos e à cena que iconizou Carolina Ferraz como "Eu sou rica". A novela foi ao ar de fevereiro a setembro de 2008 e teve direção de Rogério Gomes. A abertura contava com cenas de um instituto de beleza, elemento comum na trama, com a versão do grupo Skank para a música de Caetano Veloso, que tinha o nome da novela. Confira: 



Entre tapas e beijos.

Guilherme (Edson Celulari) é um famoso engenheiro aeronáutico que vive uma ótima situação financeira. Ele mora sozinho em uma cobertura e vive como se pudesse ter qualquer coisa/mulher que quiser. Ele trabalha na Singular Helicópteros, onde acaba por criar o espetacular Carcará, um helicóptero econômico, silencioso e com um design arrojado. Ele acaba por esbarrar com Joana (Regiane Alves) durante uma tempestade em Niterói, onde se passa a novela. A moça é uma dermatologista que valoriza muito o emprego por conta do passado sacrificado, já que foi órfã. Mesmo sem saber os motivos pelos quais foi abandonada, Joana vive em busca dessa nova mãe.

Fonte: Memória Globo

Ela contrata um detetive para ir em busca da tal mãe, descobre que ela é vizinha do tal Guilherme, com quem seu "santo" não bateu. Quando chega no apartamento o vê com os irmãos mais novos e ao tentar descobrir o que aconteceu, vem à tona a verdade: sua mãe morreu na queda do helicóptero construído por Guilherme. Mas nada disso é relatado no momento da descoberta, assim como, ninguém diz a Joana que sua mãe a abandonou mesmo, sem qualquer ressentimento. A relação de Guilherme e Joana vive conturbada por conta dos segredos que começam a vir à tona, como quando ela descobre que ele foi o "culpado" pela queda do helicóptero. 

Eu sou rica! 

A maior responsável pela queda do Carcará na verdade é Norma Gusmão (Carolina Ferraz) - a Eu Sou Rica! -, que sabotou os cálculos fazendo com que Guilherme acabasse na pior. Os dois eram colegas de faculdade, ele se interessou por ela, mas ela não quis nada, pois ele era pobre e bolsista. Com o tempo, ele se tornou um renomado engenheiro da Singular e a chamou para trabalhar em sua equipe. Norma sempre o invejou e não poupou esforços para destruir a carreira do rapaz. Da mesma forma ela mantinha um certo afeto por ele, fazendo com que a relação dele com Joana despertasse ainda mais o ódio de Norma. 

Fonte: Memória Globo

E não é só Norma a grande rival dos pombinhos da trama, Renato (Humberto Martins) é o eterno apaixonado por Joana. Ele é dono da clínica na qual a moça trabalha, mas nunca teve coragem de se declarar. Quando descobre que sua amada está namorando com Guilherme seu mundo cai e ele fica sem saber o que fazer. Com o tempo, ele encontra Norma e os dois juntos tentam separar o casal. 

Fonte: Globo

A tragédia do Carcará.

Fonte: Memória Globo

A queda do helicóptero construído por Guilherme é o grande estopim da trama. A aeronave sai com destino a Amazônia, onde cada passageiro tinha um objetivo em especial. Mas na verdade a maioria deles queria mesmo era encontrar os tais diamantes que permeiam a história. Dentre os tripulantes do helicóptero estava o médico Alex (Guilherme Fontes), que sempre priorizou o trabalho em relação à família. 

Fonte: Globo

Alex era casado com Débora (Soraya Ravenle), uma mulher dedicada ao marido e à filha. Depois da queda do avião, ela não sabe como lidar com a situação, já que seu marido a obrigou a largar o emprego quando ela engravidou. Eles são pais da mimada Fernanda (Monique Alfradique). Ela não leva desaforo pra casa e tem um problema enorme com sua colega de classe. O que ela não imagina é que essa colega, Luiza (Bianca Comparato), tão tímida e insegura virá a se tornar sua "irmã". 

Fonte: Globo

A mãe de Luiza, Márcia (Helena Fernandes) estava no mesmo helicóptero que caiu.

Fonte: Globo

Com a queda, seu marido, Eduardo (Antônio Caloni) começa a se envolver com Débora, já que ambos se consideram viúvos. Com isso, os dois passam a viver na mesma casa, o que se torna motivo de revolta em Fernanda e Luiza. 

Fonte: Memória Globo

Outro motivo de rixa das duas é o impulsivo Klaus (Rafael Cardoso). Ele foi praticamente criado sozinho, por conta dos comportamentos da mãe, mas mesmo assim nunca deixou de gostar dela. Apesar de suas crises de adolescente, ele é um bom rapaz e vive em dúvidas se fica com a bela, porém barraqueira Fernanda ou com a doce e discreta Luiza. Klaus é o filho mais velho de Sônia Amarante (Christiane Torloni), outra integrante do Carcará. Na verdade, Sônia teve uma outra filha no passado, que acabou dando para adoção. O que ninguém sabe é que ela fez isso para fugir das agressões de seu primeiro marido. A filha abandonada é Joana, que descobre a verdade quando Sônia é tida como morta.

Fonte: TorloniStar

Joana e Guilherme descobrem em meio às coisas de Sônia os papeis de uma empresa que ela pretendia abrir. Vão até o local e descobre o local totalmente acabado, só precisando ser inaugurado, que recebe o nome de Beleza Pura. Chegando lá eles descobrem apenas a presença de Felipe (Gustavo Leão), que foi contratado por Sônia para tomar conta do recinto. No decorrer da história ele irá se envolver com Fernanda e Luiza. 

Fonte: UOL

Outro passageiro é Matheus (Rodrigo Veronese), o mais pobre de todos. Matheus é um farmacêutico que vive desempregado. Por conta de viver em busca de um produto desconhecido, ele acaba sempre pondo os pés pelas mãos. 

Fonte: UOL

Ele é casado com Helena (Mônica Martelli), uma mulher forte e batalhadora que apoia o marido em tudo. Mas com o tempo ela vê que ele não conseguirá atingir seu objetivo, mesmo assim não consegue fazer com que ele "acorde para a realidade". Depois da queda do avião, Helena, sem muitas condições de sustentar o filho, assume o lugar do marido quando ele recebe um convite de emprego na clínica de Renato. Com o tempo ela e Renato acabam se envolvendo, mesmo sem ele saber que ela na verdade é uma mulher. O médico estranha a princípio, mas depois que ela assume sua real identidade ele passar por uma situação ambígua. Afinal, ela não é uma farmacêutica de verdade, logo o enganou todo esse tempo; mas ao mesmo tempo, ele fica feliz por ela ser uma mulher. 

Fonte: Memória Globo

E pra finalizar a tripulação está o empresário bem sucedido Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria). Ele tem uma empresa no ramo de cosméticos e pretende iniciar um programa de TV, partindo para a Amazônia com esse intuito. Ele vive sozinho em sua mansão em Niterói e acredita que não exista no mundo nenhum herdeiro. 

Fonte: Ig

Isso faz com que seu advogado José Henrique (Bruno Mazzeo) passe a ser o maior interessado em seus negócios com sua morte. Ele acredita que com a morte de Olavo tudo passará a ser dele, já que sempre esteve presente na vida do milionário. Ele conta com o apoio da ignorante Sheila (Carol Castro), uma moça de origem pobre que não completou os estudos, fazendo com que ela solte palavras que nem se quer existem no vocabulário. 

Fonte: Globo

Sheila é motivo de vergonha da irmã Susy (Maria Clara Gueiros), uma mulher bem sucedida e requintada. Na verdade, Susy também era pobre e conseguiu chegar onde chegou graças a um golpe que deu um de seus maridos. Ela é a melhor amiga de Norma Gusmão, e a única que sabe das tramoias da vilã.Susy acaba se envolvendo com o melhor amigo de Guilherme, Raul (Leopoldo Pacheco). Ele sempre fora apaixonado por Norma, mas ela nunca teve olhos para ele, com isso, ele acaba se envolvendo com a melhor amiga da moça, gerando cenas engraçadas, já que o casal não consegue se dar muito bem, mesmo se amando muito. 

Fonte: Contigo

A vida de todos passa por uma reviravolta quando os cinco passageiros retornam para retomar o que lhes pertence. Márcia e Alex se tornam rancorosos, até porque Débora e Eduardo se apaixonaram e não pretendem mais se separarem. Matheus também tem de lidar com a perda da esposa para o Dr. Renato. Mas o maior dos problemas é gerado por Sônia, que chega no dia do casamento de Joana e Guilherme e pede para que a filha não se case com o engenheiro, pois ele é o culpado pelo seu desaparecimento. Mesmo sentindo muito, ela faz o que a mãe lhe pediu. 

Salão Belezoca

Atravessando a ponte e chegando no Rio, mais precisamente no bairro da Saúde, está o salão Belezoca, de propriedade da ex-chacrete Ivete (Zezé Polessa). Ela sempre batalhou duro para chegar onde chegou e seu maior sonho é abrir um salão na Zona Sul, por isso guarda todas as suas economias com o intuito de comprar o estabelecimento.

Fonte: Terra

Ivete tem dois filhos, o mais novo é Anderson (Paulo Vilela). Ele vive implicando com a irmã pelas gafes que ela comete; sempre foi apaixonado por Luiza, mas ela nunca teve olhos pra ele, acreditando que eles são apenas melhores amigos, já que é apaixonada por Klaus. 

Fonte: Ego

A outra filha é Rakelli (Ísis Valverde), a manicura do salão que sonha em ser dançarina do programa do Luciano Huck. A garota é ingênua e isso faz com que ela cometa alguns vexames em público.

Fonte: Globo

Outro integrante do salão é Betão (Rodrigo Lopez), o maquiador e melhor amigo de Joana, já que eles foram criados juntos no orfanato. Ele também se torna muito amigo de Helena, já que ele ajudava Matheus em seus experimentos. 

Fonte: Ego

Quem surge no salão para integrar a história é o pedreiro Robson (Marcelo Faria). Ele passa a se relacionar com Rakelli, para desespero de Ivete, que não aceita o namoro dos dois, pelo fato de o rapaz ser pobre. Com o tempo, ocorre a descoberta de que ele é um primo distante de Olavo Pederneiras, sendo dessa forma o único herdeiro da fortuna. Para desespero de José Henrique, o gambazinho, ele acaba jogando sua namorada Sheila para cima do pedreiro, com a intenção de botar a mão na grana. 

Fonte: Hiperssessão

Final.

No final da trama, a vilã Norma é punida sendo presa. Quanto aos diamantes, que acabou sendo o alvo dos tripulantes do Cacará, são jogados do alto de uma laje da favela. Sônia fica presa, podendo cair de lá se permanecer com o saco de diamantes nas mãos; ela então resolve soltá-los e eles são resgatados pelos moradores do local. Joana e Guilherme finalmente se casam com a aprovação de todos, inclusive da mãe da moça. 

Curiosidades: Foi a primeira e única novela de autoria titular de Andrea Maltarolli - uma das responsáveis por criar a Malhação -, um ano depois do término da novela a autora faleceu vítima de câncer. Rakelli foi um dos personagens mais relevantes da carreira de Ísis Valverde, graças ao seu jeito inocente e seu português irreverente (décimo-segundo era dôzimo e avescrus). Outro personagem de destaque foi Norma que foi a responsável pela criação do meme "Eu sou ryca", assim como de páginas no Facebook, Twitter, entre outras redes sociais. A cena em questão ficou em foco por conta da câmera de gravação aparecer durante a transmissão, mas isso se tornou apenas um coadjuvante a mais dentro da icônica cena que você confere aqui:


Foi a primeira vez de Regiane Alves como protagonista na Rede Globo - ela protagonizou Fascinação, no SBT -; foi também a primeira vez em que Reginaldo Faria contracenava com seu filho Marcelo, em uma novela. Apesar de grande repercussão, a novela teve 28 pontos de média, considerado baixo para o horário. E pela primeira vez na emissora, teve estreia de duas obras ficcionais no mesmo dia, Beleza Pura estreou junto com a minissérie Queridos Amigos

Fonte: Memória Globo, Teledramaturgia

Trilha Sonora: A trilha nacional contou com grandes nomes da MPB atual, como Ana Cañas, Céu e Seu Jorge, mas também com nomes mais antigos como Nana Caymmi, Ney Matogrosso e Frejat. Dentre os destaques está a própria música de abertura, assim como o tema da espevitada Rakelli, "Esnoba" na voz da banda Moinho:



  1. Dois Lados - Frejat (tema de Norma)
  2. Beleza Pura - Skank (tema de abertura)
  3. Independente (Ladies Night) - Wanessa Camargo (tema de locação)
  4. Vem Pra Ficar - Mônica Besser (tema de Klaus)
  5. Madrugada - João Estrella (tema de locação)
  6. Veja Bem, Meu Bem - Ney Matogrosso (tema de Helena)
  7. Me Deixa Em Paz - Teresa Cristina e Seu Jorge (tema de Ivete e Gaspar)
  8. Tu Sais Je Vais T'Aimer (Eu Sei Que Vou Te Amar) - Márcio Faraco & Nana Caymmi (tema de Joana e Guilherme)
  9. Coisas do Coração - José Augusto (tema de Débora e Eduardo)
  10. Acontece - Jane Duboc (tema de geral)
  11. Coração Vagabundo - Ana Cañas (tema de Renato)
  12. Malemolência - Céu (tema de Felipe)
  13. Pé de Nabo - Sandra Peres (tema de Joana)
  14. Argumento - Paulinho da Viola (tema de locação)
  15. Esnoba - Moinho (tema de Rakelly)
Quanto ao disco internacional, eu o considero uma das melhores trilhas de novela. Tinha sucessos pop da época, que estavam no topo das paradas, como "I'll be waiting", "Tatoo" e "With You". Além de trazer grandes estreias como Duffy e Sara Bairelles - que no mesmo ano esteve presente na novela A Favorita. Mas a escolhida para ilustrar a trilha foi "Apologize" de Timbaland com o grupo One Republic. A canção esteve presente na primeira temporada da série Gossip Girl e foi tema dos protagonistas da novela:



  1. Apologize - Timbaland & One Republic (tema de Joana e Guilherme)
  2. I'll Be Waiting - Lenny Kravitz (tema de Renato)
  3. Tattoo - Jordin Sparks (tema de locação)
  4. With You - Chris Brown (tema de Fernanda e Klaus)
  5. Love Song - Sara Bareilles (tema de Luiza e Felipe)
  6. Mercy - Duffy (tema de Suzy e Raul)
  7. Set Me Free (Unplugged) - House Boulevard feat. Samara (tema de locação)
  8. So Small - Carrie Underwood (tema geral)
  9. Show Me - John Legend (tema de locação)
  10. One Of Those Nights - Heath Brandon (tema de Sônia)
  11. Those Dancing Days Are Gone - Carla Bruni (tema de Ivete e Gaspar)
  12. What I Miss About You - Katie Melua (tema de Débora e Eduardo)
  13. Never Meant To Hurt You - Wire Daisies (tema romântico geral)
  14. Disco Lies - Moby (tema de Norma)
  15. Set Me Free (Radio Edit) - House Boulevard (tema geral)
  16. Never Can Say Goodbye - Gloria Gaynor (tema de Rakelly)
Ainda foi lançada uma trilha contendo as músicas instrumentais da trama, produzidas por Rodolpho Rebuzzi, que também produziu as canções instrumentais da novela Amor Eterno Amor. Confira "Samba Funk", que foi tema da personagem Rakelli:



  1. Carcará Flight / Normalize (tema de carcará/Norma)
  2. People (tema de Joana)
  3. Samba Funk (tema de Rakelly)
  4. Seduction (tema de Norma)
  5. Erik (tema de Erik)
  6. She Is Alive (tema das perseguições dos diamantes)
  7. Neon Queen (tema de Norma)
  8. Os Tralhas (tema de Sheila e José Henrique)
  9. Panoramic (tema de Norma)
  10. Invocation (tema geral)
  11. Metidão (Power) (tema das vítimas do carcará atrás dos diamantes)
  12. Recrudescense (tema de ação)
  13. Sad & Mournfull (tema de Helena e Renato)
  14. Sad Helicopter (tem das investigações de guilherme)
Fonte: Wikipédia