Made in Brazil: This is NOVELA!


Como muitos já sabem - ou suspeitam -, esse que vos escreve é um ser viciadérrimo em novelas. Mas pelo visto não sou o único, afinal, observemos os números de audiência e veremos que a teledramaturgia é, de longe, o ponto forte da TV brasileira. A principal novela da Rede Globo atinge em torno de 40 pontos de audiência, levando em conta que cada ponto equivale a 60 mil domicílios, faça a conta (porque eu sou linguista e não preciso disso). Bem, mesmo com a dita crise, a emissora está no ranking dos maiores índices do mundo, haja vista que tão elevados números não são comuns em outros países, onde a concorrência é mais acirrada. Uma situação curiosa: há poucos dias, a novela Lado a Lado concorreu com a também global/brasileira Avenida Brasil na premiação do Emmy, e acabou levando para a casa o troféu. Tal fator só fez comprovar que os nossos produtos estão a frente até mesmo dos mexicanos - que nem entraram na disputa. Aliás, isso já nem é muita novidade, a partir do momento em que a Rede Globo passou a Televisa no Guinness como a maior produtora de novelas do mundo. Levando em conta que essa "produtora" é meramente nacional, e atrás dela ainda temos outros canais que transmitem novelas inéditas, podemos estar satisfeitos com a grande de nossa televisão. Além das inéditas, o país ainda sofre com o bombardeio de novelas mexicanas repetitivas, transmitidas pelo SBT, durante seu turno vespertino e com reprises de nossos próprios clássicos, exibidos pelo Canal Viva. 

Por falar em Viva, este canal vem atingindo grande repercussão e números dentro da TV por assinatura. A novela Água Viva, passou a ser o carro-chefe da emissora. Primeiro, porque é considerada o melhor horário dentro da programação - acredite, meia noite na TV a cabo tem seu valor -; segundo, porque a emissora lançou enquete para a escolha de tal novela, ou seja, ela está transmitindo o que o público realmente queria ver. Diferente dos transtornos que a Globo causa no público ao fazer suas escolhas esdrúxulas para o Vale a Pena Ver de Novo. Um outro fato curioso ocorre com Água Viva, novela original de 1980, ela consegue ser a maior audiência do horário na TV paga. Em suma, as telenovelas ocupam lugar de primor não só nas emissoras públicas, mas também nos canais pagos. Esse fator só serve como um "tapa de luva" na cara dos pseudo-intelectuais e "anti-populares" que ousam afirmar que novela é coisa de "gente sem cultura" e "pobre". Afinal, o que vem a ser cultura? Porque novela não é considerada um produto que transmita CUL-TU-RA? E porque o pobre no sentido pejorativo, afinal, com o dito "aumento da classe C" e graças ao relativo aumento financeiro da população nacional, assumir as contas de uma TV paga hoje em dia nem se torna algo tão relevante, muito menos digno de "pessoas ricas". Logo, antes de criar os pré-conceitos, é melhor analisar os produtos. A teledramaturgia nacional vai muito além das "histórias clichês", como muitos afirmam; elas retratam grandes momentos de nossa sociedade, sejam de época ou mesmo contemporâneas. Marcarão para sempre muitas pessoas, seja pela emoção, pelo alto teor cômico, ou mesmo por grandes mistérios.