Mini-Flashback: Roda de Fogo


Escrita pelo autor dos escândalos, Lauro César Muniz, Roda de Fogo entra na galeria da teledramaturgia como seu maior sucesso na TV e um "bafafá" em forma de trama. A novela teve direção geral de Dennis Carvalho, direção executiva de Paulo Ubiratan e direção executiva de Daniel Filho; ou seja, em excelentes mãos.

As falcatruas do vilão regenerado.

A trama narra a história do inescrupuloso Renato Villar (Tarcísio Meira). Ele é um dos maiores empresários do país e não poupa esforços para conseguir atingir o poder e chegar onde deseja.

Fonte: Teledossiê

Ele é casado com a também mau caráter, Carolina (Renata Sorrah), uma mulher ambiciosa, fria e calculista. Seu maior sonho é que se tornar primeira dama do país, sempre relutando para uma possível candidatura de Renato à presidência. 

Fonte: Memória Globo

Juntos, eles são pais da questionadora Helena (Mayara Magri). A moça, cuja família, já desenhou o próprio destino, tem um relacionamento difícil com os pais por conta desse controle.

Fonte: Para recordar novelas e famosos

Porém, tudo sofre uma reviravolta quando um dossiê com irregularidades na empresa é revelado e acaba causando um furdúncio no ramo empresarial. A denúncia é feita por Celso Resende (Paulo José), um dos membros da empresa que enviou para um juiz na Europa os papeis para análise. Celso acaba morrendo misteriosamente.

Fonte: Memória Globo

O caso sofre uma mudança judicial e vai parar nas mãos da íntegra juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi). Ela é contra qualquer atitude inescrupulosa, e não aceita subornos. Porém, Renato sem saber como sair da enrascada, tenta comprar a juíza, mas o envolvimento dos dois foge do "profissional" e eles acabam se envolvendo. Lúcia então se vê num caminho sem volta e sem saída: Como ela vai julgar o homem que tanto ama?

Fonte: Memória Globo

Outro grande momento na vida do protagonista é quando ele descobre uma doença termina, um tumor cerebral. Ao se ver diante de uma situação sem volta, com apenas mais seis meses de vida, ele começa a ter mudanças bruscas de comportamento; a começar por largar Carolina para ficar ao lado de Lúcia. Renato faz grandes mudanças na empresa também, causando a discórdia de todos, em especial do advogado Mário (Cecil Thiré). Ele era adepto do mau caratismo e um homem muito misterioso. Não se envolvia com mulheres, gerando uma sexualidade questionável. Mario e os outros funcionários prejudicados acabam por elaborar um golpe contra Renato. Mário então passa a ser o arqui inimigo de Renato e grande vilão da história. Sempre contando com o apoio de seu criado, Jacinto (Cláudio Curi), para suas armações.

Fonte: Memória Globo

Outra grande busca de redenção de Renato se dá para com seu filho, Pedro (Felipe Camargo).

Fonte: Memória Globo

O rapaz é fruto da relação do protagonista com a ex guerrilheira Maura (Eva Wilma). Ela se envolveu com guerrilhas e com lutas, tendo sido exilada no passado, graças à ajuda de Renato. Graças aos sofrimentos na prisão, ela acabou ficando perturbada e tendo de ser internada numa clínica em Roma.

Fonte: Astros em revista

Depois de muito tempo volta ao país. Por conta do envolvimento de Maura com as lutas, quem criou Pedro foi sua avó, Joana (Yara Cortes), uma mulher com quedas melodramáticas.

Fonte: Famosos que partiram

Ao final da trama, com algumas realizações e outras frustrações, Renato acaba morrendo nos braços de Lúcia.

Ele e elas.

Tabaco (Osmar Prado) era motorista de Renato Villar. Seu maior orgulho era circular pelas ruas cariocas dentro da limusine do patrão. Mas não é só disso que vive Tabaco.O motorista simplesmente tem três mulheres - Viram com quem Cadinho (Alexandre Borges) fez escola?! E tinha pra todo gosto, como a sensual Patativa (Cláudia Alencar), a telefonista Bel (Inês Galvão) e a ingênua Marlene (Carla Daniel).O grande ápice do núcleo foi quando as três esposas ficam no altar à espera de seus amados, ou melhor, seu amado.

Fonte: Memória Globo

A Família do General.

O tio de Carolina é o renomado general Hélio D'Ávila (Percy Ayres). Sempre interessado em prezar pela moral e pelos bons costumes da família, ele acaba se unindo à sobrinha para fazer com que Renato se candidate à presidência. Ele é avô de Ana (Isabella Garcia). A jovem controlada em todos os sentidos pelo avô, acaba por causar certo reboliço na família quando se envolve com Pedro, filho de Renato.

Fonte:Design Innova

O outro neto é Felipe (Paulo Castelli), diretor de uma das empresas de Renato.

Fonte: Depressão e poesia

A vida do rapaz da uma reviravolta quando ele se envolve com Laiz (Lúcia Veríssimo), a irmã mais nova de Lúcia Brandão. A família dele, claro, é contra por conta da disputa judicial e posteriormente, do envolvimento de Renato com a juíza.

Fonte: Famosos no passado

A Famíila de Celso.

Se lembram de Celso, que foi misteriosamente morto, e eu já citei logo acima?! Então, ele deixou uma esposa e um filho. Telma (Joana Fomm) era uma mulher muito refinada, facilmente se inseria nas altas rodas cariocas. O que ela escondia de todos é que tinha um caso Paulo (Hugo Carvana), um dos responsáveis pela tentativa de derrocada de Renato, juntamente com Mário.

Fonte: Desmanipulador

Nem mesmo o filho de Telma, Júnior (Cássio Gabus Mendes) tinha noção do romance da mãe. Ele era sempre irônico, por conta da morte do pai, da qual ele não aceitou bem a versão de que ele sofrera um acidente.

Fonte: Memória Globo