Muito Além de "Perigosas Peruas"


Hoje tem uma pseudo estreia no blog. Na realidade, para quem acompanhou o post de ontem - cujo link está no fim desse post, rs -, sabe que eu dividi o "Mini-Flashback" em dois para dar mais ênfase nas tramas e suas curiosidades, além das trilhas sonoras, claro. Vamos ao que interessa, além da história principal da trama de Carlos Lombardi. Confira duas chamadas originais, de 1992, da saga de Belo (Mário Gomes) e das amigas e rivais Cidinha (Vera Fisher) e Leda (Sílvia Pfeifer).



A atriz Vera Fisher enfrentou vários problemas para dar vida à sua personagem. Tanto que a emissora resolver cortá-la, já com várias cenas gravadas. Para ocupar seu lugar foram cogitadas serem chamdas às pressas as atrizes Natália do Valle, Bruna Lombardi e Maria Zilda Bethlem. Nenhuma delas aceitou e Vera quase implorou pelo papel, que iria fugir daquela figura de mulher intocável, requintada que ela sempre fizera. Vera foi aceita de volta, cumpriu seu papel e se tornou um dos destaques da trama. Foi um papel raro na carreira da atriz que dava vida à uma impecável dona de casa. Como afirma o site Memória Globo: 
Perigosas Peruas fez com que a estrela Vera Fischer fosse para o tanque. 
Mas Vera não teve tanta sorte assim em seu próximo papel na Rede Globo, como a interesseira Lídia Laport, de Pátria Minha (1994). Sua personagem acaba morrendo, para que Vera saísse de cena e fosse tratar de problemas com alcoolismo e drogas. Outra atriz que não só cumpriu seu papel, como limpou sua imagem foi Sílvia Pfeifer. Ela foi alvo de muitas críticas em seu papel anterior, como a inescrupulosa Isadora Venturini, na novela Meu Bem Meu Mal (1991). Mário Gomes também ganharia muito destaque com seu personagem, depois de muitos anos. Por conta do tal boato da "cenoura", o ator começou a pegar papeis menores nas novelas, ou sem muito destaque. Mesmo com o tempo, ele pagava por um "crime" que dizia não ter tido culpa. Seu Belo fez tanto sucesso que o personagem deveria morrer no capítulo 100, mas ficou na trama até o final, por conta do carisma. Assim como a morte de seu personagem saiu do script, a tentativa de suicídio da personagem Tuca (Natália Lage) também foi vetada pela direção da emissora. 
Cassiano Gabus Mendes, renomado autor de novelas, foi convidado pelo próprio Carlos Lombardi para dar vida ao mafioso da história. O personagem também cativou os telespectadores, e acabou morrendo de tanto rir na trama - coisas de Carlos Lombardi. Outra que foi convidada, mas se negou a participar foi Lídia Brondi, nora de Cassiano. Poucos sabiam, mas a atriz talvez já tivesse naquele momento planos de abandonar a prestigiosa carreira de atriz para cair no anonimato. Clique aqui e leia a notícia. Por outro lado, teve gente que topou e marcou sua estreia na TV, como a jornalista Fabiana Scaranzi na televisão. Na realidade, ela entrou com o pé direito na emissora, como atriz e só depois foi se firmando como profissional da informação. Ah, e como não lembrar do barraco entre Alexandre Frota e Carlos Lombardi?! Pois é, segundo o que o próprio autor alega em um email enviado a vários jornalistas, publicado no site da Folha de São Paulo:

"Em 1991-1992, fiz uma novela de Carlos Lombardi", escreveu, referindo-se a "Perigosas Peruas", que estreou em 1992 na Globo.
"Tive a coragem de mandar o Lombardi tomar no c* dele, ele pegou e matou meu personagem como vingança", revelou. "Eu saí mas cedo da novela e fui curtir Nova York."

Barracos à parte, a trama tinha como objetivo ter o mesmo sucesso da antecessora Vamp (1991), de Antônio Calmon. Apesar de não atingir os mesmos números, a novela ditou moda e marcou muito o início da década de 90. Desde sua trilha sonora até suas roupas, tudo era novidade e tudo chamava muita atenção, saindo da tela para as ruas. A abertura foi um das sensações da época, com tema do grupo As Frenéticas e com ilustrações de Miguel Paiva, que por sinal teve de fazer mais de 400 desenhos para dar movimento e contar a história das amigas Cidinha e Leda e de Belo.

Trilha Sonora Nacional: As trilhas da novela foram um caso à parte. Tanto o disco nacional quanto o internacional, fizeram sucesso. A música de abertura foi escrita por cinco pessoas, incluindo Boni - o pai do Boninho -, um dos diretores da emissora na época, ganhando voz d'As Frenéticas. Além dessa canção ter iconizado a trama, outras tiveram destaque, como a versão "Será" de Simone para um clássico do grupo Legião Urbana; ou mesmo "Eu te amo", versão tupiniquim da dupla sertaneja Zezé DiCamargo e Luciano para um dos maiores sucessos do grupo britânico The Beatles - vou me abster de comentar tais feitos, mas que a canção foi um dos sucessos da dupla, isso é inegável. Foi o segundo surgimento de Vange Leonel em novelas, que havia sido um dos destaques da trilha da antecessora Vamp. Porém, a cantora "caiu no esquecimento" e nunca mais voltou a aparecer em trilhas de novelas. Ápice da trilha a canção "Baila Baila Manuela", tema da personagem homônima, que acabou sendo uma sensação naquele ano. A música entrava no dito gênero "mambolada", um mix de mambo com lambada e acabou dando certo e combinando com o estilo arrojado da novela. Confira essas canções que eu citei e a lista completa do disco nacional da novela.



  1. "Perigosas Peruas" - Frenéticas (tema de abertura)
  2. "Eu Não Sei Dançar" - Marina (tema de Cidinha)
  3. "Sábado" - Os Paralamas do Sucesso (tema de Tuca)
  4. "Será" - Simone (tema de Leda)
  5. "Tô Indo Embora" - Sandra de Sá (tema de João)
  6. "Coisas da Paixão" - Emílio Santiago (tema de Téio e Téia)
  7. "Torremolinos" - Nova Era (tema da família Torremolinos)
  8. "Eu Te Amo (And I Love Her)" - Zezé Di Camargo & Luciano (tema de Cidinha)
  9. "Situação Mágica" - instrumental 
  10. "Fêmea" - Fábio Jr. (tema de Jaú)
  11. "Glória" - Sílvia Patrícia (tema de Leda)
  12. "Sentado À Beira Do Caminho" - Erasmo Carlos (tema de Paulinho Pamonha)
  13. "Profissional da Noite" - Rômulo Arantes (tema de Téio)
  14. "Baila Baila Manuela" - Espírito Cigano (tema de Manuela)
  15. "Saga" - Nova Era 
  16. "Esse Mundo" - Vange Leonel (tema de Maria)
  17. "Ritmo Quente" - instrumental
Trilha Sonora Internacional: Do pop ao romântico, a trilha internacional apresentava hits do momento. Um dos maiores sucessos da carreira da dupla Roxette, a canção "Spending my Time" foi um ponto alto da trilha internacional, embalando a inquieta Cidinha. E se você achava que uma canção como "I'm too sexy" nunca entraria numa novela, muito se engana - claro que tinha que estar numa novela de Carlos Lombardi, né?! A música foi tema de locação da cidade do Rio de Janeiro, onde parte da história se desenvolvia. Mas não podemos deixar de citar três canções em particular, a começar por "Give it away", um dos sucessos da californiana Red Hot Chilli Peppers; outra canção que se destacou foi "Innocence", na voz da brasileira Deborah Blando, um dos seus grandes sucessos em trilhas sonoras - e olha que ela tem váááários-; pra finalizar deixo a canção de Eric Clapton, que ele escreveu para o filho morto, "Tears in Heaven" com certeza perambula entre uma das canções mais tristes, por todo seu peso histórico. Confira algumas dessas canções e a lista completa com a capa original:


  1. "All Together Now" - The Farm (tema de Hector)
  2. "Spending My Time" - Roxette (tema de Cidinha) 
  3. "I'm Too Sexy" - Right Said Fred (tema de locação do Rio de Janeiro)
  4. "Senza Una Donna (Without a Woman)" - Zucchero com Paul Young (tema de Tuca)
  5. "Change" - Lisa Stansfield (tema de Manuela)
  6. "I Just Wanna Have You" - Megabeat (tema romântico geral)
  7. "Give It Away" - Red Hot Chili Peppers (tema dos policiais)
  8. "Milonga" - Julio Iglesias (tema de Venâncio) 
  9. "Slipping Away" - Information Society (tema de Leda)
  10. "Get Ready for This" - 2 Unlimited (tema de locação das boates)
  11. "Tears In Heaven" - Eric Clapton (tema de Téio e Téia)
  12. "Hold On My Heart" - Genesis (tema de Diana)
  13. "Just You And Me" - Garry Thorts (tema de Vívian e Venâncio)
  14. "Innocence" - Deborah Blando (tema de João e Pimenta)
Fontes: Teledramaturgia, Wikipédia, Memória Globo, Folha de São Paulo, Galeria de Novelas , Revista Amiga, Canal Viva. 


Clique aqui e acompanhe a primeira parte do "mini-flashback" da semana. Aproveite e vote na próxima novela que você quer recordar, na página inicial: Roda de Fogo ou Salsa e Meregue