As 'meninas mimadas' de Manoel Carlos


Não é de hoje que o autor Manoel Carlos implementou em suas novelas uma figura típica: a garota mimada. Pois é, novela do Maneco que se preze tem que ter aquela moça birrenta, que implica com tudo e todos, que nada está bom e quer que o mundo gire em torno do seu umbigo. Elas estão acima (ou abaixo, sei lá) do bem e do mal. Não são vilãs, muito menos mocinhas indefesas. Apenas causam certa 'antipatia' nos telespectadores por conta de tantas chorumelas. Relembre as tais moças aqui: 

Débora (Felicidade)


Reprisada recentemente no Canal Viva, a novela Felicidade marcava o retorno do autor na TV Globo - Maneco andou dando uma passeada pela Rede Manchete e Rede Bandeirantes. E muito além de Helena, vivida por Maitê Proença, uma outra personagem se destacava na trama, aliás, em sua primeira novela: Débora (Viviane Pasmanter). Mais do que uma mera vilã, Débora era neurótica, tinha ciúmes excessivos de Álvaro (Tony Ramos) e não poupava esforços em infernizar a vida da pobre menina Bia (Tatyane Goulart). 

Paula (História de Amor)


Muito antes de Carolina Ferraz ser rica, ela já fazia bicos e manhas. Sempre demonstrando sua insegurança no relacionamento com Carlos (José Mayer), ela ligava para o rapaz nas horas indevidas e viviam implicando com suas 'rivais', Sheila (Lília Cabral) e Helena (Regina Duarte). Ela ainda usava e abusava de Renato (Marcelo Saback), um ex-namorado que ainda mantinha por ela certa afeição. 

Maria Eduarda (Por Amor)


A recordista de ódio na emissora nos idos de 1997, Maria Eduarda foi vivida por Gabriela Duarte. Ou a atriz conseguiu transmitir muito bem o seu lado mais mimado ou ela realmente é assim na vida real. Por anos a atriz ficou estigmatizada pelo Karma Maria Eduarda, que no ano ganhou um site - ainda não era popular o uso das redes sociais - com o nome de 'Eu odeio a Maria Eduarda'. Bom, a verdade é que ela sofria desesperadamente para se adaptar ao estilo Branca Letícia de Barros Mota (Susana Vieira), a sogra. E como nada agradava a mãe de Marcelo (Fábio Assunção), Maria Eduarda fazia bico para ver se conseguia ganhar mais o amor do marido. Além do fato de ela repudiar o pai alcoólatra e desdenhar de tudo que ele lhe trazia, em prol da sua entrada na alta sociedade carioca. Com certeza, a maior representante da classe até hoje. 

Camila (Laços de Família)


Em uma entrevista ao site Memória Globo, a atriz Carolina Dieckmann assumiu que era xingada nas ruas durante a transmissão da novela. E continuou dizendo que, procurou o autor e lhe questionou a respeito da doença que a personagem desenvolveria ao longo da trama, alegando duvidar do futuro gosto do público por ela. Pois é, a leucemia de Camila apenas amenizou a birra do telespectador pela personagem. Não pelo simples fato de ela ter 'roubado' o namorado da mãe, mas por todas suas atitudes, Camila também foi um poço de beicinho na tela da TV. 

Marina (Mulheres Apaixonadas) 


Além de enfrentar a prima do noivo, que insistia em ter algo com seu marido, Marina (Paloma Duarte) ainda teve de chorar e esbravejar muito para não perder o amor de Diogo (Rodrigo Santoro). E ela tentou, viu?! A moça brigou com Lorena e Vidinha em vários momentos, por acreditar que não era benquista pela família do noivo; aprontou um escândalo durante o casamento ao flagrar o noivo com outra. E não parou por aí, ela chegou a se jogar no mar depois de uma discussão com o marido na tentativa de um suicídio. Depois que viu que tinha perdido o amor de Diogo, ela não deixou barato para a família do noivo, 'roubou' o namorado de sua sogra, Lorena (Susana Vieira). Depois de se tornar fotógrafa, ela seduziu o moço durante uma sessão de fotos e tirou ele dos braços de Lorena. 

Olívia (Páginas da Vida)


A caçula da família Martins de Andrade, a moça começou a novela agradando (ou mostrando os peitinhos). Porém, ao longo da história ela se incomodou com o casamento, se incomodou com a vida que levava ao lado de Sílvio (Edson Celulari) e acabou se envolvendo com Léo (Thiago Rodrigues). Ele foi o responsável pelo destino trágico da ex-noiva Nanda (Fernanda Vasconcelos), da qual Olívia se dizia melhor amiga. Não só odiada por isso, Olívia deu seus xiliques para ajudar Léo a ter a guarda de volta do filho. 

Luciana (Viver a Vida)


Que Alinne Moraes foi a maior estrela de Viver a Vida, ninguém pode negar. Mas que ela também deu show por conta das coisas, que muitas vezes não saiam como ela queria, ela deu. Antes de ficar tetraplégica e mostrar o lado mais humano da moça, ela fez altos escândalos na novela, principalmente com Helena (Thaís Araújo). Ela odiou a ideia da mulher namorar com seu pai, pelo simples fato de que via em Helena sua principal rival no mundo da moda. E por força do destino (ou de Maneco, mesmo), foi Helena a responsável por seu acidente, culminando futuramente num reatamento entre as duas rivais. 

Hors-Concours  -  Regiane Alves


Sim, não vou deixar de falar dela, que não foi protagonista, mas esteve sempre presente dando xiliques nas tramas do Maneco: Regiane Alves. Assim como as personagens de Regiane, muitas outras moças mimadas povoaram as novelas do autor, mas eu preferi focar nas principais de cada história. Bom, voltando à Regiane Alves, ela mesmo já disse que acredita que Maneco curta ver ela dando barraco na TV. 
Sua primeira novela com o autor foi Laços de Família, onde viveu a interesseira Clara. Ela era nora de Helena e vivia reclamando a vida que levava ao lado de Fred (Luigi Barricielli), por conta do rapaz não ter dinheiro para fazer suas vontades. Depois veio Dóris, em Mulheres Apaixonadas, que se tornou odiada pelo público por conta dos pitis que dava pela presença dos avós em sua casa; no final da trama levou um surra do pai, alegando que ela tinha conseguido o tão desejado quarto na casa. E por fim, Alice de Páginas da Vida, a atual namorada de Léo e principal rival de Olívia. Eu, particularmente, amava Alice (porque odiava Olívia), mas sei que ela se superou tentando atropelar a inimiga, além de outros escândalos que ela deu em frente ao Centro de Arte da família Martins de Andrade.