Discoteca: Leoni


O cantor Leoni iniciou sua carreira em 1981, como baixista do grupo Kid Abelha. Porém, graças a um desentendimento entre ele e Paula Toller, ele acabou abandonando o grupo. Foi quando ele fundou o grupo Heróis da Resistência, lançando suas primeiras canções de novelas. Conforme os anos se passaram, os integrantes do grupo começaram a ter ideias divergentes e se separaram. Foi quando Leoni partiu para sua carreira solo, já fazendo um enorme sucesso em seu disco de estreia. 

Canção: Só pro meu prazer
Disco: Heróis da Resistência
Ano: 1986
Novela: Hipertensão
Trama de Ivani Ribeiro que narrava a saga de Carina, uma jovem que volta a cidade de origem com uma companhia de teatro. Lá descobre que três velhinhos foram casados com trigêmeas, e uma delas era sua mãe. A luta pela paternidade foi o pano de fundo dessa história. A canção de Leoni por sua vez foi tema da personagem Carola (Carla Marins), além de ter se tornando um dos maiores hits do cantor. 



Canção: Dublê de corpo
Disco: Heróis da Resistência
Ano: 1987
Novela: O Outro
Outro grande sucesso do mesmo disco foi "Dublê de corpo". Foi tema da personagem Dedé (Luma de Oliveira), na novela O Outro, de Aguinaldo Silva. A trama foi exibida às 20 horas e contava a saga de um sósia, dono de um ferro-velho, que ocupa o lugar de um milionário desaparecido. Confira a música com um trecho da entrevista dele para o programa Ensaio da TV Cultura. 



Canção: Garotos II, o outro lado
Disco: Leoni
Ano: 1993
Novela: Fera Ferida
Considerada o maior sucesso do cantor - e a minha favorita -, a canção foi um dos maiores sucesso do ano e o consagrou em seu primeiro disco solo. Foi tema do grande sucesso, Fera Ferida, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Ela embalava o romance de Perla Menescal (Cláudia Alencar) e o rapaz mais jovem, Etevaldo (Pedro Vasconcelos).



Canção: Carro e grana
Disco: Leoni
Ano: 1994
Novela: Quatro por Quatro
Outro grande sucesso dos anos 90, novela escrita por Carlos Lombardi. Foi tema do personagem Ralado (Marcelo Faria), o filho rebelde dos ricos Gustavo (Marcos Paulo) e Abigail (Betty Lago). Ele se formou em medicina, e vive oscilando entre seguir responsavelmente a carreira ou continuar o velho garoto rebelde de antes. 



Canção: Porque não eu?
Disco: Leoni Ao Vivo
Ano: 2005
Novela: A Lua Me Disse
Depois de mais dez anos, Leoni volta para trilha de novela, e emplaca mais um enorme sucesso. Sua música foi tema do protagonista Gustavo (Wagner Moura), que era apaixonado pela cunhada viúva, Heloísa (Adriana Esteves). Mas a moça o vê apenas como um grande amigo, e seu cunhado, logo se envolve com o inescrupuloso Tadeu (Marcos Pasquim). Dessa forma, a canção encaixou perfeitamente no personagem que sofreu, mas ao final foi feliz com a amada. 

Fonte: Memória Globo