Os pais da teledramaturgia


Eleger alguns dentre tantos pais da teledramaturgia é bem complicado. Mas vou tentar relembrar os pais que deram realmente orgulho, que honraram o título de 'pais heróis' da ficção. 

Gaspar Kundera (Top Model)


Na novela exibida em 1989, de Walther Negrão, Nuno Leal Maia deu vida ao paizão surfista Gaspar. Raro naquela época, o autor retratou uma família cujo pai criava sozinho os filhotes. Pai de cinco rebentos, ele conseguiu passar a imagem de paizão e criar as crianças com muito primor. 

Jonas Rocha (Vamp)


História de Antônio Calmon, a trama ia muito além dos vampiros e histórias sombrias. Reginaldo Faria viveu o viúvo capitão reformado que criava sozinho os seis filhos: Lipe (Fábio Assunção), João (Pedro Vasconcelos), Jade (Luciana Vendramini), Nando (Henrique Farias), Isa (Fernanda Rodrigues) e Tico (José Paulo Jr.). E as coisas ficaram mais agitadas ainda quando ele se casou com Carmem Maura (Joana Fomm), também mãe de seis filhos. 

 Álvaro (Era Uma Vez...)


Bom, Walther Negrão é o cara em criar grandes pais. Novamente ele marcou presença dando a Herson Capri o prazer de fazer o super pai da novela Era Uma Vez... Ele tinha quatro filhos, relativamente pequenos e era viúvo. Com a ajuda de seu pai, o vô Pepe (Elias Gleizer), ele conseguiu cumprir seu papel para com os pequenos.

Miguel (Laços de Família)


Manoel Carlos é mestre na arte de criar relações familiares emocionantes. E em sua novela de 2000, ele não só trouxe à tona a mãezona Helena (Vera Fisher), mas também criou um pai inesquecível, vivido por Tony Ramos. Ele conseguia driblar os surtos da filha Ciça (Júlia Feldens) e dar todo o apoio que Paulo (Flávio Silvino) precisava. Manoel Carlos retratou o drama real de Flávio, que tinha de conviver com as sequelas de um acidente. 

Edu (Coração de Estudante)


Fábio Assunção, normalmente, já é do tipo que a gente quer levar pra casa e chamar de nosso. Mas na trama escrita por Emanuel Jacobina, dava mais vontade ainda. Ele criou o filho Lipe (Pedro Malta) com todo o carinho do mundo, e sempre frisou que o pequeno era a pessoa mais importante em sua vida.

Tufão (Avenida Brasil)


Ele era banana, foi chifrado diante de todo o país, mas foi um pai para ninguém botar defeito. Ele não teve nenhum filho com Carminha, sendo Jorginho (Cauã Reymond) adotado e Ágata (Ana Karolina Lannes), supostamente, filha do falecido Genésio (Tony Ramos). 

Cassiano (Flor do Caribe)


Outro pai que dá vontade de levar pra casa. Henri Castelli transmite todo seu lado paterno nas cenas com Samuca (Vitor Figueiredo). O ator que tem um filho quase da mesma idade do pequeno da novela, demonstra ser na vida real um ótimo pai, o que faz com que se torna mais credível ainda a relação dele com o filhote fictício. 

Bruno (Amor à Vida)


Condem ele por tudo, menos por ser um mau pai. Malvino Salvador consegue mostrar bem seu instinto paterno na relação com a pequena Paulinha (Klara Castanho). Como todos sabem, ele achou a menina em uma caçamba de lixo e criou como se fosse sua filha biológica. Mais do que isso, ele lhe dá todo o amor possível e faz tudo em prol da garota. 


Estes são apenas alguns desses grandes pais que permeiam a ficção. Eles conseguira, e conseguem, transmitir aquela sensação de conforto e apoio que todo pai proporciona ao filho. Se existe o estigma de que amor incondicional é apenas o materno, deve-se considerar todos os sacrifícios que os pais fazem para garantir o bem da prole. Aos que perderam, sabem da dor infindável, aos que ainda os tem, aproveite este dia para lhe mostrar o tamanho de seu amor e gratidão por essa figura tão ilustre: pai.