Discoteca: Adriana Calcanhoto


Hoje estreia a sessão 'Discoteca' do blog. Para quem acompanha desde o 'Desliga essa TV, porra!', sabe do que se trata - sessão que recebia o nome de 'Na Trilha'. Vamos relembrar sucessos de grandes nomes da música que estiveram presentes em novelas. Eu inclusive já havia feito um post sobre ela, mas com a perda do antigo blog, resolvi relembrar essa grande artista. Bom, pra começar, na discoteca nacional, vou relembrar uma cantora que eu, particularmente, acho perfeita: Adriana Calcanhoto. Lembrando que minisséries não serão inclusas. 

A cantora gaúcha é um dos grandes nomes da MPB da atualidade e já emplacou mais de 15 canções em novelas. Seu primeiro disco foi lançado em 1990 e já foi parar na novela Rainha da Sucata, sucesso daquele ano. Só pra avisar, os clipes não oficiais é por conta do canal Vevo da cantora ser trancado. 

Canção: Naquela Estação
Disco: Enguiço
Ano: 1990
Novela: Rainha da Sucata
Atualmente no ar, pelo Canal Viva, a novela Rainha da Sucata foi um dos maiores sucessos da década de 90. Assim como a novela, a primeira canção de Adriana em novelas teve uma ótima repercussão. A música foi tema da personagem ingênua Mariana, vivida por Renata Sorrah.



Canção: Mentiras 
Disco: Senhas
Ano: 1993
Novela: Renascer
Também sendo reprisada pelo Canal Viva, a trama de Benedito Ruy Barbosa encantou o público. Narrando a saga de José Inocêncio, fazendeiro da zona cacaueira da Bahia, a novela trouxe a estreia de Adriana Esteves em seu primeiro grande papel. A personagem Mariana, cuja canção foi tema, trouxe à atriz o amargo sabor do fracasso, sendo alvo de enormes críticas a respeito de sua atuação. Mas a música é até hoje um dos maiores sucessos da carreira de Calcanhoto, e Adriana Esteves conseguiu provar sua grande veia artística, com o tempo. 



Canção: Metade
Disco: A Fábrica do Poema
Ano: 1994
Novela: Quatro por Quatro
História de Carlos Lombardi, responsável por consagrar Letícia Spiller no papel da espoleta Babalú. A música foi tema da personagem, que inclusive mais se destacou na história que mostrava a rivalidade de quatro mulheres por seus respectivos parceiros. 



Canção: E... O Mundo não se Acabou.
Ano: 1996
Novela: O Fim do Mundo
Última novela de Dias Gomes na emissora, foi criada com o propósito de ser uma minissérie. Porém, sua antecessora Explode Coração foi encurtada em dois meses (Cigano Igor não teve culpa, tá?!), e a sucessora O Rei do Gado ainda não estava pronta para estrear. Com isso, a emissora lançou O Fim do Mundo como uma mini novela, garantindo o título de mais curta novela das oito. Mesmo assim, foi um grande sucesso a trama e trouxe a regravação de uma antiga canção na voz de Calcanhoto, a pedido da emissora. 



Canção: Inverno
Disco: A Fábrica do Poema
Ano: 1996
Novela: Colégio Brasil 
Coincidindo com a estreia de O Fim do Mundo, a emissora de Sílvio Santos estreou no mesmo dia, três novelas: Razão de Viver; Antônio Alves, Taxista e Colégio Brasil. Esta última às 18:30 hs, e teve bons números de audiência. A canção de Adriana foi tema dos personagens Tininha e Manuel Boi, vividos por Ana Kutner, filha de Paulo José e Dina Sfat e Taumaturgo Ferreira. 



Canção: Vambora
Disco: Marítimo
Ano: 1998
Novela: Torre de Babel
As personagens que causaram maior furor nos idos de 98, as homossexuais Leila (Sílvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni). Sílvio de Abreu, autor da trama teve de matar uma delas, por conta da rejeição do público para com um casal gay vivendo livremente em uma trama, algo raro até então. Mas a música "Vambora" se tornou uma das mais tocadas no ano, e até hoje é um dos maiores sucessos de Adriana Calcanhoto. 



Canção: Mais Feliz
Disco: Marítimo
Ano: 1999
Novela: Suave Veneno
Sucessora de Torre de Babel, a trama de Aguinaldo Silva não teve grandes números de audiência. O autor que estava acostumado com histórias regionais e realismo fantástico, resolveu apostar em uma novela urbana mostrando uma realidade cotidiana. O que mais chamou a atenção foi a vilã Maria Regina, interpretada por uma Letícia Spiller de madeixas negras, algo novo para os telespectadores. 



Canção: Devolva-me
Disco: Público
Ano: 2000
Novela: Laços de Família
Regravação de um antigo sucesso da dupla Leno e Lílian, a cantora deixou sua marca na canção e fez delas um grande sucesso na primorosa trilha sonora da novela de Manoel Carlos. Foi tema do complicado casal Fred  (Luigi Barricielli) e Capitu (Giovanna Antonelli), vizinhos de apartamento. Ele era um rapaz comum, infeliz no casamento com a mimada Clara (Regiane Alves), enquanto ela era garota de programa às escondidas. Os dois foram um dos destaques da novela, graças ao amor proibido e a química ocorrida entre o casal. 



Canção: Maresia
Disco: Público
Ano: 2001
Novela: Desejos de Mulher
História sobre o mundo da moda, de Alcides Nogueira, a novela não teve grande repercussão. Retratando a vida de uma estilista que reencontra seu amor do passado, a música de Adriana coube perfeitamente ao personagem Diogo (Herson Capri), o antigo amor de Andréa Vargas (Regina Duarte). Ele não tinha rumo na vida e sempre saia em busca de novas aventuras, assim como diz a canção. 



Canção: Pelos Ares
Disco: Cantada
Ano: 2002
Novela: O Beijo do Vampiro
Numa tentativa de resgatar seu maior sucesso, Vamp, Antônio Calmon reescreveu uma trama sobre vampiros. A novela não teve a mesma repercussão que a primeira, mas foi um grande sucesso do horário das sete. Lara "Lacraia" (Deborah Secco) foi um dos destaques da trama como a sensual vampira que conquista a todos. 



Canção: Justo Agora
Disco: Cantada
Ano: 2003
Novela: Agora é que são Elas
Sem grande êxito, a história de Ricardo Linhares retratava a ascensão das mulheres perante os homens na fictícia vila de São Francisco das Formigas. A mais determinada de todas era Léo (Débora Falabella), que enfrentava quem fosse por conta de seus ideais. Mas ela acaba se apaixonando pelo filho do prefeito, que vai contra qualquer de seus ideais. 


Canção: Outra vez
Ano: 2006
Novela: Páginas da Vida
Tema do complexo casal Anna Maria (Deborah Evelyn) e Miroel (Ângelo Antônio), a música foi um dos destaques da trama de Manoel Carlos. O casal tinha de enfrentar o distúrbio da filha Giselle (Pérola Faria), a bulimia. A personagem foi um dos pontos altos da novela, que sofreu com comparações em relação aos antigos trabalhos do autor. 



Canção: Do Fundo do meu Coração
Ano: 2006
Novela: O Profeta
Reprisada recentemente pela Rede Globo, a novela marcou a estreia da dupla de sucesso, Duca Rachid e Thelma Guedes no horário das seis. A novela teve bons números e boa repercussão. A música era uma regravação que Adriana fez em parceria com Erasmo Carlos. 



Canção: Três
Disco: Maré
Ano: 2008
Novela: Ciranda de Pedra
Baseada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, a novela sofreu alterações por conta do horário de transmissão. Uma deles foi da personagem Letícia (Paolla Oliveira), cuja canção foi tema, que no livro era homossexual e na trama isso foi sutilmente mostrado no final da história. 



Canção: Mulher Sem Razão
Disco: Maré
Ano: 2008
Novela: A Favorita
Regravação de um sucesso do cantor Cazuza, a música coube perfeitamente na personagem protagonista, Donatela (Cláudia Raia). Sempre elétrica e alvoroçada, ela fez de tudo para mostrar que estava certa com relação à história de Flora (Patrícia Pillar), na morte de Marcelo (Flávio Tolezani). 



Canção: Um Dia Desses
Disco: Maré
Ano: 2008
Novela: Três Irmãs
Tema da misteriosa personagem Waldete (Regina Duarte), a música era linda, mas se misturou a outros enormes sucessos da perfeita trilha sonora da novela. A trama de Antônio Calmon também não foi um dos maiores destaques do horário, tanto que desde então o autor não escreveu nenhuma novela na emissora. 



Canção: Gatinha Manhosa
Ano: 2010
Novela: Passione
Novela de Sílvio de Abreu, o autor enfrentou algumas críticas com relação aos temas escolhidos. Forte demais, devagar demais, enfim, o autor superou, mas marcou um dos mais baixos índices do horário. Adriana Calcanhoto teve duas músicas na novela, uma delas era uma regravação que foi tema do casal Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin).


Canção: Canção de Novela
Ano: 2010
Novela: Passione
Com esse sugestivo nome, a música foi tema da icônica personagem Melina Gouvêa (Mayana Moura). Uma das mais relevantes personagens da história, a moça deu surtos por conta de Mauro (Rodrigo Lombardi), que não demonstrava o mesmo amor que ela sentia por ele. 



Canção: Medo de Amar
Disco: Público
Ano: 2011
Novela: Rebelde
Versão tupiniquim da novela mexicana Rebelde, a trama teve êxito com o público adolescente, apesar de não ter tido um bom índice de audiência. A canção era tema da protagonista Roberta (Lua Blanco) e Diego (Arthur Aguiar), casal que gerou tanto alvoroço na vida real. Graças ao namoro dos dois, os fãs do casal passaram a odiar as novas namoradas de Arthur, inclusive ameaçando as garotas. 



Canção: Maldito Rádio
Disco: Micróbio do Samba
Ano: 2012
Novela: Cheias de Charme
Um dos maiores sucessos das sete, a novela cativou o público por seu estilo popular. A canção foi tema do personagem Ignácio (Ricardo Tozzi), que teve de lidar com o sucesso repentino e com o amor de sua noiva, Rosário (Leandra Leal) por um cantor romântico. A canção casou muito bem com o personagem, que tentou esquecer seu grande amor, mas sempre se via diante de seu rosto em outdoors ou sua voz nos rádios. 



Canção: Lindo Lago do Amor
Ano: 2013
Novela: Saramandaia
Tema do jovem casal Stela (Laura Neiva) e Thiago (Pedro Tergolina), que enfrenta todos os empecilhos de serem herdeiros de famílias rivais, para viverem um grande amor. A música é uma regravação do sucesso de Gonzaguinha.