Malhação: 11ª Temporada


A diferença de classes sociais em foco na décima primeira temporada do seriado, que permanecia com o mesmo estilo de abertura e a mesma canção do grupo Charlie Brown Jr. Mas eu tenho muito apreço por essa temporada, já adianto que não aceito ofensas, rs. 
A jovem Letícia (Juliana Didone) vive de bem com a vida, tem um enorme coração e está sempre a fazer o bem a todos ao seu redor. Sua família tem poucos recursos, sua mãe é a atual inspetora do colégio e seu pai é gari. 

Diferentemente de Letícia, seu irmão Kadu (Bruno Ferrari) é um jovem rebelde que quer subir na vida a qualquer custo. E durante o início do ano letivo, ele mente para todos do colégio a respeito de sua real situação financeira. Com isso, ele passa a transitar pela escola na companhia dos amigos ricos. 


Numa noite, Kadu sai na companhia dos amigos para um estaleiro desativado. Lá, acaba acontecendo um acidente com o tímido Fabrício (Pedro Nercerssian).


O rapaz acaba entrando em coma, para desespero dos jovens. Kadu acaba sendo preso, obviamente, como uma forma das autoras em relatarem o abuso da justiça para com as distintas classes sociais. 


Enquanto isso, o riquinho Gustavo (Guilherme Berenguer) é livre, tendo sua pena reduzida a serviços comunitários. Em um desses trabalhos, ele passa a conviver com Letícia, que trabalha como voluntária. Mesmo com uma rixa entre os dois por causa da situação em que Gustavo colocou o irmão da moça, começa a surgir um amor entre eles. 


O aumento do contato entre os dois começa a causar certo incomodo para, o então namorado de Letícia, Felipe (Jean Fercondini). Mas o rapaz, com o tempo acaba "engolindo" que foi trocado por Gustavo. 


Diferente de Natasha (Marjorie Estiano), a vocalista e baixista da Vagabanda, um grupo que tem com Gustavo. Ela sempre foi apaixonada por ele, e não poupa esforços para separá-lo da "miss gari", como ela mesmo denominou a garota. 


Para suas armações, ela conta com a ajuda do amigo de banda, Catraca (João Velho). No fundo, ela nem percebe que ele gosta mesmo dela, e só faz aquilo por causa desse sentimento, mesmo não sendo seu desejo vê-la com Gustavo. 


O núcleo adulto da trama é representado pelos pais dos protagonistas. Henrique (Eduardo Lago), um famoso advogado criminalista é o pai de Gustavo, com quem tem sérias intrigas. 


Enquanto com a mãe, Beatriz (Cissa Guimarães), o moço se dá super bem. Mas ela vive em crises por conta das rebeldias de Gustavo e das confusões que ele se mete. 


Do outro lado, a família de Letícia é composta pela mãe, Lúcia (Tássia Camargo), uma mulher de fibra que faz de tudo um pouco e leva os alunos do colégio com rédea curta. 


E o pai da garota é o gari Jorge (Ricardo Petraglia), inclusive, graças a profissão do homem, a filha acaba sendo apelidada pelo, já citado acima, pejorativo "miss gari". 


Dentre os novos personagens, destaca-se Vivi (Graziela Schmitt), uma moça mimada, fresca e pouco amigável dentro do colégio. Ela se envolve com Kadu, achando que o rapaz é rico, mas no fundo, ele só tem interesse na grana da moça. 


Para fazer companhia à japonesa Miyuki (Daniele Suzuki), entra a fofoqueira Bel (Laila Zaid) e a estudiosa Aline (Lidiane Lisboa). A primeira se mete em várias encrencas por conta de sua língua solta, inclusive briga com as melhores amigas.



Mas o foco das três é no surgimento de Antônio, eternizado como o famoso TDB - Tudo De Bom (Alex Gomes). O rapaz que vive na dele se torna alvo das moças atiradinhas, mas ele acaba se apaixonando mesmo por Drica (Gisele Frade) - que, acreditem, ainda permanece no seriado. 


E não é só Miyuki que ganha companhia. Com a saída de Maumau (Cauã Reymond), ocorre a entrada de Rafa (Ícaro Silva), com o intuito de ser o melhor amigo e conselheiro do desajeitado Cabeção (Sérgio Hondjakoff). Ele, assim como grande parte do elenco, passa a morar na República de Vinícius (André Di Biasi), o pai da Nanda (vide 8ª Temporada).


Ao final da temporada, claro que Gustavo consegue viver seu amor com Letícia. Enquanto isso, a vilã Natasha resolve se regenerar e permanecer na temporada seguinte, se metendo em novas encrencas. 


Curiosidades: As músicas da Vagabanda acabaram se tornando hits nacionais na época, para felicidade de Marjorie Estiano, que já seguia, paralelamente à carreira de atriz, a profissão de cantora. Aliás, ela foi uma das atrizes que conseguiu maior destaque na emissora após a saída do seriado, se tornando inclusive protagonista de uma novela das oito (Duas Caras). E pra finalizar com chave de ouro, sabia que foi a temporada com maior audiência, até hoje?! Pois é, a média geral foi de 32 pontos, chegando a alcançar médias de 42, índices considerados excelentes para o horário. Ah, uma fofoquinha de bastidor: Juliana Didone e Guilherme Berenguer levaram para fora da telinha o romance dos personagens; sim, eles tiveram um relacionamento sério durante a temporada. Veja o flagra:


Trilha Sonora: Foram lançadas duas trilhas dessa temporada. A nacional contou com os maiores destaques da atração, como a música "Você Sempre Será", na voz da própria Marjorie Estiano e "Amanhã Não Se Sabe", do grupo LS Jack. Esta, inclusive era tema do casal principal da trama e foi parar naqueles mini-cds lançados pela Coca-Cola na época do seriado. Caso não se recorde, aperto o play e seja feliz:



  1. "Musa Do Verão" - Felipe Dylon
  2. "Só Por Hoje" - Detonautas
  3. "Solidão a Dois" - Sukhoi
  4. "Me Deixa" - Michele Ornelas
  5. "Amanhã Não Se Sabe" - LS Jack (tema de Letícia e Gustavo)
  6. "Do Seu Lado" - Jota Quest (tema geral)
  7. "Teto De Vidro" - Pitty
  8. "Sei… Já Não Sei" - Crase
  9. "Pegadas Na Lua" - Skank
  10. "Todo Mundo" - Banda Brava (tema de Drica)
  11. "Seguindo Estrelas" - Os Paralamas Do Sucesso
  12. "O Amor É Mais" - Liah
  13. "Você Sempre Será" - Marjorie Estiano (tema de Natasha)
  14. "Nem Sempre O Que Se Quer" - US.4
  15. "Eu Sei" - Legião Urbana
  16. "Sobre Nós Dois E O Resto Do Mundo" - Frejat

Dentre os destaques do disco internacional, tinha "I Miss You" do grupo Blink 182, "Here Without You" do 3 Doors Down e para embalar a história principal da trama, foi eleita a regravação da música "Behind Blue Eyes", original do grupo The Who (1971). Limp Bizkit, donos da versão atual, fizeram algumas alterações em comparação com a original e virou sucesso na época, sendo inclusive tema do filme Na Companhia do Medo. Ouça e a seguir confira todas as faixas da trilha internacional:



  1. "Satisfaction" - Benny Benassi
  2. "I Hate Everything About You" - Three Days Grace
  3. "Behind Blue Eyes" - Limp Bizkit (tema de Letícia e Gustavo)
  4. "Shut Up" - Black Eyed Peas
  5. "Girlfriend" (remix) - B2K feat. Kelly
  6. "I'm Still In Love With You" - Sasha & Sean Paul
  7. "I Miss You" - Blink-182
  8. "Don't Tell Me" - Avril Lavigne
  9. "My Immortal" - Gothic
  10. "You're The Only One" - Maria Mena
  11. "Here Without You" - 3 Doors Down
  12. "Waste" - Smash Mouth
  13. "Blond Thang!" - Da Big Boy Daddy & Babbotz
  14. "I Don't Make You Happy" - Phunk Freaks
  15. "Piano" - New Deal
  16. "Pause" - The Bombers