Malhação ID: 17ª Temporada


Com a proposta de mostrar os jovens na conturbada busca por suas identidades, a temporada de Malhação contou com grandes inovações, mas a trama principal seguiu padrões de temporadas anteriores - diferentes classes sociais. Com tramas mais intensas e com cara de "novelão", eles trouxeram o pupilo da emissora - naquele ano - Fiuk, para ser protagonista e cantar a música de abertura com seu grupo, Hori:



Bernardo (Fiuk) é um jovem rico, inconsequente, que vê na diversão com os amigos seu melhor rumo na vida, sem se importar muito com os estudos. Diferente dele é a jovem Cristiana (Cristiana Peres), sem muita grana, ela vê nos estudos sua possibilidade de melhorias e de ajudar seu pai e sua irmã. 

Bernardo é filho do empresário Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e da madame Cissa (Vera Zimmerman) e tem uma irmã mais nova. Eles escondem dos filhos que desviam dinheiro, o que mais pra frente irá causar um tumulto na família. 


Cristiana é filha de Antônio (Sérgio Mastropasqua), o caseiro da mansão de Bernardo. 


Ela mora na edícula junto com o pai e a irmã, Nanda (Giovana Echeverria). A princípio ela se mostra com uma boa moça, sempre doce e meiga. Porém, ao longo da temporada ela começa a desenvolver um amor por Bernardo que chega a atrapalhar sua vida e da irmã Cristiana. 


Assim como Nanda e Cris, Bernardo também é o desejo de suas duas "amigas". Tati (Élida Muniz) é fresca e mimada, mas consegue ser a mais sensata das amigas. 


Bia (Mariana Molina) é a mais intransigente. Ela não poupa esforços para conquistar Bernardo, inclusive se aproveitar de Nanda, irmã de Cris para conseguir separar o casal principal. 


Juntamente com Beto (Murilo Couto), Bia, Tati e Bernardo formam o quarteto mais temido e famoso do Colégio Primeira Opção. Eles se dão muito bem entre si, mesmo Tati e Bia gostando do mesmo rapaz. Aliás, Tati, com o tempo passa a não ter mais olhos para Bernardo e desiste da parada. 


Mas Bia vai fundo em seu plano. Ela e Nanda combinam de armar pra separar Cris e Bernardo e conseguem. Depois elas vão disputar entre elas o amor do rapaz. Nanda começa a surtar e simplesmente sequestra o garoto. Quem acaba salvando o Bernardo do cativeiro é Cris e Flávio (Marco Antônio Gimenez), seu novo namorado. 


Nanda vai parar em uma clínica psiquiátrica e Bia aproveita da situação para tramar contra a garota. A vilã faz colagens em um caderno de Nanda, dela com Bernardo sem a cabeça. E insere facas na gaveta do quarto da moça, para incriminá-la. Paulo Roberto fica preocupado com o risco que o filho corre e demite Antônio, que acaba ficando sem lugar para morar. Para que Cris e Nanda não precisem sair do Primeira Opção, Bernardo procura Livramento (José de Abreu), diretor do colégio, com o intuito de conseguir bolsas de estudo para as garotas. 


Bia então fica com ciúmes, pois agora que namora com Bernardo, não quer vê-lo conversando com Cris. Então, planeja tirar Cris do caminho. Ela procura Flávio e diz que seria legal ele fazer um jantar pra namorada. Ele aceita, e a vilã fura o pneu da moto e quando ele está saindo da casa de Cris, ela liga o sistema de irrigação, obrigando o moço a voltar pra casa de Cris - que está de volta à edícula de Bernardo. Na mesma hora, Bia avisa Bernardo que viu um homem entrar na casa de Cris, que era pra ele ir ver se ela não estava em perigo. Chegando lá, ele se depara com Flávio sem camisa e Cris molhada, deduzindo que os dois tinham tido uma noite de amor. Além desse baque, Bernardo ainda descobre o desvio de dinheiro de seus pais, que pedem para que ele lhe leve um envelope, sem abrir. O rapaz abre e descobre a falcatrua deles, então decide entregar o envelope para a polícia, mesmo acabando por ver seus pais presos. Enquanto isso, no hospício, Nanda alega para todos que viu sua mãe, supostamente morta. Ninguém acredita, mas ela faz com Cris a veja, descobrindo que ela está viva. Durante uma conversa com a mãe, Cris descobre que Nanda não é filha de Antônio, mas esconde isso da irmã. Antônio faz um teste de DNA para ter certeza, e só confirma o fato. Mas o teste vai parar nas mãos de Bia, para tristeza de todos. Nanda resolve se declarar para Bernardo, que diz pra ela que não rolará nada entre eles. Então, ela procura Bia e diz que contará todas as armações da vilã para Cristiana e Bernardo. E a moça faz isso mesmo, mas quando Cristiana ameaça contar pro Bernardo, Bia mostra o DNA e diz que se ela contar irá mostrar pra Bia a sua real paternidade. Sem poder contar, Nanda começa a achar a irmã estranha e conta com a ajuda de Rafael (Vítor Lucas) para descobrir o que estava acontecendo. Ela descobre que não é filha de Antônio, arma uma escândalo, mas depois se desculpa. Nesse momento, Cris vê a chance de contar tudo pro Bernardo. Mas quando chega, vê o rapaz comemorando o noivado com Bia, que está grávida. Na verdade, ela roubou o ultrassom de Zuleide (Priscilla Marinho), a dona da república. 


Porém, um fotógrafo misterioso manda uma carta falando que Bia não está grávida. Bernardo obriga a garota a fazer outro teste em sua presença. E com a mentira confirmada, ele desmascara a vilã na frente de todos, durante a festa de despedida do terceiro ano. Dentre os personagens coadjuvantes da trama, destaque para Victor (Erich Pelitz), melhor amigo de Cris e que sempre sentiu algo a mais por ela. Porém, ele sabe que nunca conseguirá ter o amor da garota, já que a perdeu para Bernardo e Flávio. 


Então, ele acaba se envolvendo e se apaixonando por Valentina (Júlia Bernat), uma garota sem vaidade nenhuma e sem paciência para "coisas de meninas". Os dois começam a namorar e ela passa a ser também uma grande amiga de Cristiana. 


Nessa temporada também teve uma república que deu o que falar. Ela era comandada por Zulede, como citado anteriormente, a também dona do Rocket Stone, point dos jovens da temporada. Dentre os moradores, estão: sua sobrinha Juju (Rafaela Ferreira)


E o geek Jotapeg (João Maia), um garoto viciado em games e que se sente mais a vontade com relacionamentos virtuais do que reais. 


Depois de um tempo, ocorre também a entrada de Rodrigo (Ricky Tavares), o bonitão que se acha esperto, mas só dá furo. 


Ainda entre os personagens que se destacaram, tem o goleiro de hóquei Alê (William Barbier). O personagem era assexuado, o que causou certa estranheza no colégio. A princípio todos acharam que ele era gay e até tentaram tirar prova disso, mas a verdade é que ele não curtia sair com ninguém mesmo. 


Por falar em tabus, o tema do crack foi tratado na temporada, mesmo sendo um assunto um tanto quanto forte para o horário. O personagem é João (Carlos André Faria), um viciado que se envolve com traficantes. Ele acabando sendo ajudado por Cris, Beto e Bernardo, mas mesmo com a tentativa de largar o vício, seus problemas continuam, pois ele deve uma enorme quantia ao traficante de drogas. 

Curiosidades: A temporada teve uma média de audiência de 19 pontos, sendo considerada razoável, nem a pior, nem a melhor. O site da atração trouxe grandes inovações, como blogs, websérie, podcast e games. Apesar de ter virado marca registrada do ator/cantor, as roupas coloridas de Fiuk eram apenas do personagem, sendo que o ator teve de ir se acostumando aos poucos ao arco-íris que virou seu guarda-roupa, antes acostumado apenas a tons em branco e preto. No período de exibição dessa temporada, ocorreu em uma academia do Rio de Janeiro um encontro para comemorar os 15 anos do seriado. Marco Antônio Gimenez volta pra essa temporada, bem diferente de sua última participação, como o vilão Urubu; agora ele é um bom moço e mesmo não terminando com a mocinha, nunca fez nada que a prejudicasse. 

Trilha Sonora: A emissora apostou em grandes regravações para essa temporada. Músicas nacionais já consagradas ganharam vozes dos novos artistas pop do momento. Dentre elas, tem-se "Um certo alguém", "Lanterna dos afogados" e "Meu erro" ambas do grupo Paralamas do Sucesso, agora, respectivamente, na voz de NX Zero, Fresno e Chimarruts. Confira o tema dos protagonistas, que também era uma regravação de um sucesso do Fábio Jr, agora na voz do filho Fiuk e sua banda.



  1. Um Certo Alguém - NX Zero (Tema de Nanda)
  2. Rádio Pirata - Hevo84 (Tema de Bia)
  3. Lanterna dos afogados - Fresno (Tema de Maria Cláudia e Alê)
  4. Apenas mais uma de amor - Myllena
  5. Meu Erro - Chimarruts(Tema de Zuleide e Anselmo)
  6. Perdidos na selva - Seu Cuca (Tema de Beto)
  7. Só Você - Hori (Tema de Bernardo e Cristiana)
  8. Mais uma de amor (Geme Geme) - Dibob (Tema Geral)
  9. Tudo Pode Mudar - Jullie(Tema de Valentina)
  10. Tic Tic Nervoso - Bonde da Stronda (Tema de Tati e Rodrigo)
  11. Ciúme - Catch Side (Tema Geral)
  12. Fui Eu - Ruanitas (Tema de Cristiana)
  13. Me Chama - Babi (Tema de Juju)
  14. Sonífera Ilha - Marauê (Tema Geral)
  15. Jorge Maravilha - PlayMobille (Tema Geral)
  16. A Fórmula do Amor - Jammil (Tema Geral)
  17. Serão Extra - Agnela (Tema Geral)
  18. Quem Eu Sou - Hori (Tema de Abertura)