Malhação: 18ª Temporada


Com o mesmo pano de fundo da temporada anterior - a diferença social dos mocinhos -, essa temporada trazia um tom mais colorido e popular para o programa. Abertura contou com a regravação de "Lourinha Bombril" dos Paralamas do Sucesso, na voz de Bangalafumenga:



Pedro (Bruno Gissoni) mora na periferia, trabalha como DJ nas horas, mas seu sonho sempre foi viver dessa profissão. Ele consegue entrar no Primeira Opção, graças à uma bolsa de estudos. Lá, conhece a rica Catarina (Daniela Carvalho), uma garota boa, mas sem as noções da realidade da vida, por conta da vida de luxo que leva.


Pedro trabalha para ajudar a pagar a mensalidade do irmão, Theo (Ronny Kriwat). Os dois têm uma ótima relação. Durante uma festa no parque, promovida por Catarina, Pedro vai tocar como DJ. Os dois se conhecem e começam a ter um caso.


Porém, tudo se complica quando Theo é acusado de agredir o irmão de Catarina, Fred (Bernardo Mesquita). Mas o irmão de Pedro insiste que não teve nada a ver com a agressão, que culminou em sequelas para Fred. Mas essa desconfiança acaba sendo o estopim para o término de Catarina e Pedro.


Mas esse acidente com Fred gera maiores consequências ainda. Antes disso, sua namorada Júlia (Dandara de Morais) lhe diz que está esperando um filho dele. Com os problemas, Fred alega que não se lembra disso, deixando a menina em dúvida. Então, ela prefere criar sozinha a criança.


Mas ela acaba contando com a ajuda de Artur (Pedro Van Held), seu melhor amigo, que no fundo sente algo maior por ela.


Bom, mas quem fica feliz com a situação do acidente de Fred é o ex-namorado de Catarina, visando a possibilidade de reatar com a moça. Ele é Eric (Duam Socci), um rapaz bonito e rico, que só tem olhos para a amada e não consegue ver que a irmão de Catarina gosta dele.


Duda (Nathalie Jourdan) é uma jovem skatista, alheia aos trejeitos femininos e não esconde de ninguém que não se importa com a opinião alheia. Ela gosta de Eric, mas nunca dá sinais disso, e acaba perdendo o garoto pra irmã, e mais pra frente, para outra garota.


A outra garota em questão é a cômica Joseane (Júlia Oristânio), uma "maria-chuteira" convicta que a princípio não tem olhos para Eric. Afinal, seu alvo é um jogador de futebol ou futuro astro na carreira.


O eleito para o coração dele é Maicon (Marcello Mello Jr.). Graças ao vínculo com o Clube Nacional, o garoto consegue entrar no Primeira Opção. Mas como ele sempre se dedicou mais ao esporte do que aos estudos, ele acaba sendo um fiasco no colégio.


No Primeira Opção, ele conhece a mimada Babi (Maria Pina), durante um momento em que o carro da garota estraga e Maicon resolve ajudar. Babi, acidentalmente, acaba fechando o capô do carro na mão do Maicon, que provoca uma fratura irreparável, prejudicando os planos de carreira do goleiro. A relação dele com Babi é complicada, seja pelas armações de Joseane ou mesmo pelo simples fato de que a garota rica não se vê em condições de se envolver com um cara pobre.


Enquanto isso, o casal principal tenta conviver em harmonia, apenas como amigos, já que o relacionamento entrou em crise pela briga dos irmãos. Os dois têm de conviver por terem que dividir o espaço da Caldeira, que Catarina visa como um bom ambiente para criar festas, enquanto Pedro vê como possibilidade de um lugar fixo para tocar. Diante do término dos dois, Pedro passa a se envolver com Ângela (Ana Terra), sua melhor amiga. Ela sempre teve olhos para ele, mais do que amigo, ela queria ser namorada de Pedro, mas ele nunca desconfiou disso e só depois que precisou de seu apoio que começou a enxergar algo a mais em Ângela.


Mas com o tempo, Pedro enxerga que seu grande amor mesmo é Catarina e rompe com Ângela, para sua tristeza. Ela, que também é DJ, se torna sua maior rival nas pistas. Mas o relacionamentos dos protagonistas sofre outro empecilho com a chegada de Raquel (Ariela Massoti), suposta filha bastarda do pai de Catarina. Ela passa a morar na casa deles, e se envolve com Pedro, roubando o namorado da meio-irmã. Mas a moça sofre de bipolaridade e entre uma crise e outra ela acaba sumindo.


Na verdade ela sofre pelo passado de abusos na mão do padrasto Rique (Lucci Ferreira), um bandido que se aproveitou da menina desde pequena. Depois de sequestrá-la, ele acaba sendo descoberto e tudo vem à tona.


Ele era amigo do grande vilão da história, Lúcio (Gabriel Chadan). O rapaz que fez com que Rique chegasse até Raquel, também foi o culpado por induzir a briga entre Fred e Theo, mas faz de tudo para que ninguém nem suspeite disso. Ele sempre gostou de Catarina, mas como ela nunca lhe deu chances, ele faz de tudo para arruinar sua vida, se passando pelo melhor amigo de seu ex-namorado, Eric.


Curiosidades: Novidade nessa temporada, foi a grande quantidade de cenas externas, muito elevadas se comparadas às temporadas anteriores. O autor Emanuel Jacobina volta a escrever roteiros, depois de sua primeira novela solo, Coração de Estudante, não ter tido grande repercussão; o autor foi um dos criadores do seriado, juntamente com Andrea Maltarolli, nos idos de 1995. Marcou o retorno do diretor Ricardo Waddington à frente do núcleo do seriado, afastado desde 2007. A audiência da temporada teve média similar à da anterior, em torno dos 19 pontos. Pela primeira vez, o colégio do seriado estava inserido mesmo em uma cidade, que sempre era mostrada para ilustrar a diferença social dos personagens.

Trilha Sonora: A trilha nacional não foi lançada comercialmente, apesar de ter várias canções brasileiras na temporada. Mais do que isso, as músicas eram inusitadas para o seriado, com sucessos do sertanejo universitário, como "Fugidinha" de Michel Teló, "Paga pau" de Fernando e Sorocaba e "Tá se achando" de Guilherme e Santiago, talvez a mais representativa delas. Confira aqui:
Quanto ao disco internacional - lançado pela Som Livre -, seus maiores sucessos foram os hits pop daquele ano, como "Teenage Dream" de Katy Perry e "Tik Tok" de Ke$ha. Mas o destaque maior ficou por conta do tema dos protagonistas, na voz de Double You, "Definitely Sure":


  1. Teenage Dream - Katy Perry
  2. Tik Tok - Ke$ha
  3. All in Hand - Lowrider
  4. Keep me in Mind - Little Joy
  5. Concrete Jungle - Diafrix
  6. Everybody Wants to Rule The World - Léo Mancini
  7. Better Days - John Nathaniel
  8. Eyes For Eyes - Tipo Uísque
  9. Definitely Sure - Double You (tema de Catarina e Pedro)
  10. Corner of my Street - Alain Clark
  11. Walkin' The Blues - Diesel
  12. Girls Can Rock - Lu Alone
  13. Fine - Tiago Iorc