Malhação Conectados: 19ª Temporada


Com uma proposta totalmente inovadora, o seriado era lançado com um teaser um tanto quanto sombrio. Do nada, um número invadia a tela da Rede Globo e nada mais se falava. O tal número?!


Bem, a abertura ganhava um estilo mais escuro, talvez pra fazer jus à temporada. A música era "Todos" cantada por Macaco e Marcelo D2 - e sinceramente, pra mim parecia mais uma daquelas visualizações do Media Player:



A história se inicia com a chegada de Gabriel (Caio Paduan) no Rio, onde ele irá cursar História. Ele, assim como os amigos, curte investigar o desconhecido, como casos paranormais. Ele cria então o blog "Além da Intuição", onde vai apresentar relatos importantes sobre fenômenos desconhecidos. Seu blog começa então a receber casos de internautas, e Gabriel resolve ir investigar todos. Mas conforme ele começa a se dedicar a esses casos, sua sensibilidade fica mais aguçada e sua intuição mais à flor da pele. Ele começa a vivenciar diversas situações incomuns e em todas elas algo está presente: o número 1046. 

Antes disso, Gabriel chega na cidade e sai em busca de uma nova moradia. É quando ele descobre vaga na república de duas meninas. Mesmo sendo algo meio incomum, elas aceitam o rapaz, já que a outra moradora simplesmente foi embora sem dar notícias. Com o tempo, Gabriel acaba se envolvendo com uma das moradas, Cristal (Thaís Melchior), a princípio uma jovem simpática, sorridente e amiga de todos. 


Mas mesmo assim, algo incomoda Gabriel, que passa a ter sonhos estranhos relacionados com a ex-moradora da república. Ele então resolve ir a fundo para saber quem é a moça. Descobre que se trata de Aléxia (Bia Arantes), uma jovem, relativamente rica, que até o momento era uma pessoa normal. 


Mas depois da morte de seu namorado, Douglas (Pierre Baitelli), em um acidente de carro, sua vida se tornou um inferno e ela entrou em depressão. Tal fato tem a ver com seu sumiço repentino da casa das meninas. 


Poucos sabem, mas Alexia está vivendo na Comunidade dos Anjos, onde trabalha com jovens carentes, ensinando desenho e fotografia. Lá, ela conhece Moisés (Alejandro Claveaux), um morador da comunidade, que manda e desmanda no local. Alexia resolve então ir morar com ele, sem avisar ninguém. 


Além de Aléxia, quem sofre um baque com o acidente de Douglas é sua mãe, Laura (Letícia Spiller). 


Ela é divorciada e vive apenas com sua filha, a temperamental Débora (Juliana Lohmann). A garota vive se metendo em confusão por conta de gostar demais do vizinho, mas ele nem ter olhos pra ela. 


Seu vizinho é o mulherengo Betão (Lucas Cordeiro), que não quer saber de nada e apenas se dedica às artes marciais, onde acaba se tornando rival de Gabriel. 


Ele acaba se envolvendo com Michele (Giovana Ferrer), melhor amiga de Débora. Isso causa um tumulto na vida das duas amigas. Mas ao longo da temporada, Michele vai embora, por conta de sua irmã que não quer saber nada da vida. Ela acaba indo morar com os pais em outro estado. 


Quando Débora acha que o caminho está livre, surge Babi (Marcella Rica), a colega de apartamento de Cristal e Gabriel. Betão se vê perdidamente apaixonado pela moça e resolve até deixar a vida de mulherengo por causa dela. Mas Babi reluta em ceder ao romance, tanto porque acha Betão imaturo quanto pelo fato de não gostar tanto dele. Com o tempo, ele acaba conquistando a moça, mas o namoro dos dois não dura muito. 


Ela então acaba se envolvendo com Guido (Gil Coelho). Mas isso, depois que ele insiste em um relacionamento com Laura. Mas a diferença de idade se torna empecilho para os dois, não por eles mesmos, mas pela filha de Laura, Débora, que repudia a relação dos dois e sempre faz alguma coisa para que eles terminem. 


Além dessas tramoias da garota, ela acaba se aproveitando do "novo" meio irmão de Betão, Filipe (Pedro Tergolina). Aliás, a chegada do garoto causa certo alvoroço na casa de Betão, que mimado, estava acostumado a ser o único dono do lar e se surpreende em saber que o pai teve um relacionamento extraconjugal. Com o tempo, os dois vão se tornando amigos e diminuindo as diferenças. 


Filipe se apaixona por Débora, mas ela nunca lhe diz a verdade, fazendo com que ele acredite que tem alguma chance. Com o passar do tempo, ele vê que Débora só está usando ele e se distancia da garota. Apesar de tudo, Débora foi fundamental na adaptação de Filipe à nova vida no Rio. Ele realmente descobre o amor ao lado de Isabella (Bella Camero), que passa a ser uma rival de Débora, já que Filipe passa a deixar esta mais de lado em prol da primeira. 


O pai de Isabella é um cineasta famoso que quer fazer da vida de Gabriel uma série. Fabiano Duarte (Danton Mello) conhece Laura e começa a se envolver com ela, já que seu namoro com Guido foi terminado, graças às artimanhas de sua filha Débora. Bom, não que esse relacionamento com Fabiano seja o sonho de Débora, afinal, ela e Isabella acabam tendo de conviver mais do que o suficiente.


Mas, voltando à história principal, Gabriel então descobre um vínculo com Aléxia, através do número 1046. Não foi por coincidência que ele foi morar em seu antigo quarto. E depois que descobre a existência da garota ele não sossega enquanto não resolver o que existe entre eles. Na verdade, Aléxia chega até Gabriel através de seu blog. A garota manda um email relatando seus sonhos, que têm total ligação com os do blogueiro. Este é o primeiro ponto de encontro dos dois jovens, que vão passar a temporada se reencontrando. O ápice da trama é quando a namorada calma e doce de Gabriel, Cristal, se torna uma grande vilã e inferniza a vida dos mocinhos, juntamente com Moisés. Ela ainda inventa uma gravidez de Gabriel, para que ele fique com ela, e mantém a mentira até o final da temporada. Outro destaque na trama foi Natália (Carla Salle), irmã de Guido e estudante de jornalismo. Ao longo da trama, ela desenvolve um projeto na comunidade dos anjos.


Ela namora Ziggy (Felipe Haiut), o melhor amigo de Gabriel. A garota nunca gostou da amizade deles e começa a implicar mais quando ele passa a se envolver também com Babi e Cristal. Natália os considera fúteis e com tamanha implicância, o relacionamento deles começa a degringolar.


Ao longo da trama, Natália se apaixona por Moisés e se torna uma pseudo-vilã, capaz de fazer qualquer coisa pra separá-lo de Aléxia. Mas seu relacionamento principal na trama é com o pai de Betão e Filipe, Nelson (Kadu Moliterno). A diferença de idade se torna uma grande barra para os dois enfrentarem, além do preconceito das pessoas de fora e do receio dos próprios filhos. Ao final da temporada, ela termina grávida do amado.


Quanto ao Ziggy, ele cria uma paixão platônico por Débora, mas ela não quer nada com ele, a não ser ter sua tão desejada "primeira vez". Depois que consegue, ela nem dá mais bola pro garoto. Ao longo da história, Débora atrapalha os relacionamentos da mãe, não aceita ser trocada por Michele e Babi, até que conhece Jefferson (Douglas Sampaio), um pagodeiro da Comunidade dos Anjos. Mas ele mente para Débora que é rico, por estar apaixonado por ela.


Quando ela descobre que ele é pobre, ela pira e começa a se tornar rebelde. Nesse momento ela começa a se envolver com o pitboy Bernardo (Antônio Fargoni), e juntos eles aprontam todos no colégio. Ao final da temporada ela assume que é apaixonada pelo pagodeiro e os dois ficam juntos.


Curiosidades: Os blogs "Além da intuição" e "Nós online", criado pela personagem Natália, existiram na vida real. E 13 personagens tinha avatar em uma rede social fictícia, quando algum deles postava algo na série, podia ser visto na internet em tempo real. Foi o primeiro trabalho da autora Ingrid Zavarezzi -da TV paga - em algo maior na emissora aberta, que antes só havia escrito especiais. Foi a primeira temporada do seriado a retratar o realismo fantástico, além de ser a que teve maior número de cenários, até então. Passou por uma grande crise de audiência e a autora teve que contar com auxílio de pessoas mais experientes, como Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. No dia 20 de fevereiro de 2012, segunda-feira de Carnaval, Malhação teve sua pior audiência desde sua estreia na emissora, há 17 anos - foram apenas 9 pontos.

Trilha Sonora: Não foi lançada comercialmente.