Y a mucha honra: O Privilégio de amar


A partir de segunda, mais uma novela mexicana estreia na emissora do tio Sílvio. O Privilégio de Amar inaugura um novo horário de telenovelas na emissora. Foi produzida pela Televisa e exibido pelo Canal de Las Estrellas, de julho de 1998 a fevereiro de 1999. Aqui, foi transmitida de novembro de 1999 a maio de 2000, ganhando mais duas reprises, além dessa que estreia na próxima semana. Por isso, no Y a mucha honra de hoje, vamos relembrar esse clássico. A abertura no Brasil ficou por conta do boy magya Marcelo Augusto (ex-Dominó), mas eu trago pra vocês a versão original:



1ª Fase: A trama começa com a personagem Luciana (Edith Márquez), uma jovem empregada doméstica que trabalha na casa do seminarista João da Cruz (Andrés Gutiérrez). Os dois passam uma noite juntos e no dia seguinte, o jovem retorna ao seminário, confuso ainda com o que aconteceu. A mãe do rapaz proíbe Luciana de voltar a se encontrar com o rapaz, jogando a menina na rua, que se descobre grávida.  


Sem ter condições de cuidar da menina, ela deixa na porta de uma mansão, crendo que ela será bem cuidada pela família. A menina acaba indo parar no convento, e sendo criada pelas irmãs. 

2ª Fase: Depois de vinte anos, Luciana (Helena Rojo) está muito diferente da moça pobre e sofredora do passado, se tornou uma famosa e fria estilista. Ela se casou com o famoso ator de TV, André (Andrés Garcia). Um rapaz de bom coração, mas arrogante, que vive em função da própria imagem. Ele se dá bem com Luciana, apesar de alguns relacionamentos extraconjugais. 

Os dois são pais da mimada Elisabeth (Adriana Nieto). A moça é caprichosa e rebelde e seus pais fazem tudo que ela quer.


Ela namora o rockeiro Maurício (Rafael Mercadante), filho de um desafeto da família, por conta de um caso fora do casamento de Luciana, mãe da garota. 


Além de Elisabeth, André tem um filho de seu primeiro casamento, o jovem Victor Manuel (René Strickler). Bonito e conquistador, o rapaz é gente boa e o orgulho da família, mesmo não sendo filho biológico de Luciana. E é justamente na loja de Luciana, que ele conhece Cristina (Adela Noriega). Uma garota de bom coração, que divide o apartamento com as amigas. Seu sonho é ser modelo, e encontra a chance na loja de Luciana Duval, sem saber que no fundo ela é sua mãe.  Ela inclusive é humilhada pela dona da loja. 


Cristina e Victor Manuel se apaixonam, mas não será nada fácil para os dois, por conta de Tamara (Cynthia Klitbo), a namorada de Victor. Histérica e desequilibrada, ela faz de tudo para separar os dois. 


Tamara acaba se engravidando de seu amante, Nicólas (Enrique Rocha) e falando para Victor Manuel que o filho é deles. Ela nem se quer sabe que Nicólas é o verdadeiro pai de Victor, sendo que André foi a vida inteira enganado pela ex-mulher, criando o rapaz como seu filho. 


Mas Tamara perde o bebê, e descobre que Cristina está grávida de Victor. Ela procura a moça e a joga da escada, deixando-a entre a vida e a morte. 

Enquanto isso, Luciana resolve procurar João da Cruz (César Évora) para lhe falar que teve uma filha com ele. O homem que havia se tornado um dedicado sacerdote fica em choque com a notícia. 


É então que ele resolve buscar pela filha perdida, mesmo contra a vontade de sua mãe, Ana Joaquina (Marga López), a verdadeira vilã da história. A mulher que já foi capaz de tudo, está disposta a fazer qualquer coisa contra quem impeça a vocação do filho. 


Ao longo da trama Cristina descobre a verdade sobre seus pais, tendo Luciana que implorar o perdão da filha abandonada. Luciana inclusive tem de se esforçar para contar a verdade de seu passado para a família e ainda salvar seu casamento, em crise por conta de Lourença (Sabine Moussier), moça que divide o apartamento com Cristina e quem tem um caso sério com André. 


Curiosidades: Foi o papel de maior destaque da carreira de Cynthia Klitbo, a psicótica Tamara. O maior destaque da personagem é quando ela enlouquece e raspa a própria cabeça, nos capítulos finais da trama. A novela ganhou versão brasileira, estrelada por Bianca Castanho e Dado Dolabella, com o nome de Cristal. Aliás, Cristal era o nome da novela venezuelana original, na qual foi baseada a trama de O Privilégio de Amar. A primeira exibição da novela conseguiu bons índices de audiência, com 17 pontos e picos de 25 em plena disputa com o Jornal Nacional